Segunda morte por covid-19 é confirmada em Guarapuava

Com pesar, a Prefeitura de Guarapuava confirma a segunda morte por Covid-19 no município. Trata-se de um homem de 57 anos, primeiro caso diagnosticado com o novo coronavírus a utilizar a UTI exclusiva para enfrentamento à doença na cidade.

O paciente permaneceu internado na UTI do Hospital São Vicente por aproximadamente 80 dias e, recentemente, foi transferido para a enfermaria, onde continuava o tratamento. O falecimento ocorreu nessa segunda-feira (15). Ele teve diagnóstico positivo em teste PCR feito pelo Lacen já no início da doença e constava no boletim oficial como caso confirmado e hospitalizado.

Equipes do Hospital e da funerária responsável pelo sepultamento já adotaram todas as normativas de segurança e prevenção, como suspensão do velório e orientação a todos os familiares do paciente.

A administração municipal reforça sua solidariedade à família e amigos pelo momento de dor e reitera à população sobre as recomendações de cumprimento das medidas de prevenção e distanciamento social adotadas pelo município para enfrentamento à Covid-19.

 

Deixe um comentário

Em parceria com Unicentro, Estado inaugura a clínica-escola de Guarapuava

A unidade beneficiará 22 municípios da região, atendidos pelo SUS, além contribuir com a formação de estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia

Guarapuava passa a contar com uma clínica-escola da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Inaugurada pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (24), a nova unidade acadêmica de atendimento foi instalada na Cidade dos Lagos, bairro que vem se consolidando como um polo de inovação em saúde, integrando pesquisa científica, tecnologia aplicada e formação de profissionais alinhados às demandas atuais nesta área.

Com investimento de R$ 9 milhões do Tesouro Estadual e de recursos próprios da Unicentro, a clínica-escola vai beneficiar a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, entre outras áreas relacionadas, para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A estrutura soma mais de 2.000 metros quadrados de área construída.

Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a nova clínica simboliza o fortalecimento do eixo entre ciência, tecnologia e saúde pública no Paraná. “Esta clínica é um marco para a educação e a saúde na nossa região. Além de levar atendimento de qualidade à população, ela oferece aos alunos a oportunidade de aprender na prática, dentro de um ambiente preparado para o ensino”, destacou.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou o compromisso do Governo do Paraná com a aplicação do conhecimento acadêmico na solução de problemas regionais.

“Estamos trabalhando, cada vez mais, para alinhar ensino, pesquisa e extensão às demandas reais da população paranaense com nossos ativos tecnológicos, laboratórios, professores e pesquisadores focados em desenvolver soluções que impactem positivamente a vida das pessoas, isso em diversas áreas”, afirmou.

Centro de Excelência – Projetada como um centro de excelência em saúde pública e formação acadêmica e profissional, a clínica-escola da Unicentro abriga 19 consultórios, farmácia, postos de enfermagem, salas de triagem, imunização, curativos, procedimentos e esterilização. Além da finalidade acadêmica, o local atenderá pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava e de outros 22 municípios da região, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS).

O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, apontou a relevância da obra para a comunidade. “A nossa Clínica-Escola é um sonho realizado pela comunidade universitária e a população de Guarapuava e região. Este espaço é voltado ao ensino, à pesquisa e, principalmente, ao atendimento via SUS”, destacou.