Desde segunda-feira (13), os agentes de combate a endemias do Município realizam visitas domiciliares para o Levantamento Rápido de Índices de Aedes aegypti (LIRAa). A ação se iniciou no Bairro Morro Alto, e é realizada pela Secretária de Saúde (SMS) de Guarapuava, por meio do Setor de Vigilância Ambiental em Saúde.
“Esta ação é importante porque ela nos direciona e possibilita que saibamos onde realmente há o maior número de focos aqui dentro de Guarapuava. Dividimos a cidade em seis estratos. A partir disso, fazemos uma porcentagem destes locais, para sabermos quais bairros estão com mais índice de infestação. Então, constatamos qual é o nosso índice de infestação predial do Município”, declarou a responsável pelo setor de Vigilância Ambiental em Saúde de Guarapuava, Sabina Curi.
“O LIRAa é o índice de amostragem rápida que nos permite ver de forma mais clara qual o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti. A partir disso, podemos saber quais as áreas mais afetadas da cidade e, então, desenvolver um plano de ação e enfrentamento mais eficaz e direcionado”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Bruna Tembil Batista.
O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti. Os resultados obtidos permitem aos gestores a avaliação das atividades já desenvolvidas e o redirecionamento das ações de controle do vetor, além de indicarem os depósitos mais utilizados pelo mosquito para a postura dos ovos.
“Esta ação é importante para combatermos o mosquito e evitarmos a proliferação. Nós percorremos todos os bairros. O LIRAa dura em torno de uma semana, e é um índice rápido para constatarmos o grau de infestação que temos na cidade”, ressaltou uma das agentes da ação no Bairro Morro Alto, Rosa de Fátima Kraus Sidor.