Saúde divulga cronograma de ações da campanha Novembro Vermelho em Guarapuava
O objetivo é informar a população sobre os fatores de risco do Câncer Bucal, enfatizando a importância do autoexame regular e das consultas odontológicas periódicas
Prevenção e combate ao câncer de boca são as metas da campanha Novembro Vermelho. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater precocemente o câncer de boca, enfatizando a sua gravidade, a necessidade de cuidados e o diagnóstico precoce.
“O Novembro Vermelho continua iluminando a conscientização sobre o câncer de boca, e a cidade de Guarapuava se orgulha de ser pioneira nesse movimento de prevenção e cuidado com a saúde bucal. Contamos com a participação dos guarapuavanos para que possamos reforçar a importância de ações de prevenção” enfatizou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Para promover essa conscientização, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Saúde Bucal, realizará uma série de atividades ao longo do mês.
Nesta terça-feira (05), a sessão ordinária da Câmara de Vereadores será o palco do lançamento do programa de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. Além disso, a programação inclui ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um Dia D de atividades educativas, que ocorre neste sábado (9), para promover orientação sobre o autoexame bucal, mudanças de hábitos, higiene oral e outros temas.
De acordo com Hugo Santana, chefe do departamento de Saúde Bucal da SMS, é fundamental conscientizar a comunidade sobre os sinais da doença. “O câncer bucal, muitas vezes subdiagnosticado, pode afetar a qualidade de vida dos pacientes e levar a complicações graves se não for detectado precocemente. Buscamos informar a população sobre os fatores de risco, e enfatizar a importância do autoexame regular e das consultas odontológicas periódicas, que podem identificar lesões suspeitas antes que se tornem mais sérias”, destacou.
Sobre o câncer bucal
O câncer de boca apresenta diagnósticos tardios e altas taxas de morbimortalidade. No Brasil, a incidência de câncer bucal é considerada uma das mais altas do mundo, estando entre os seis tipos de câncer mais comuns que acometem o sexo masculino e entre os oito mais recorrentes no sexo feminino.
De acordo com Hugo, a doença pode afetar os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua. “O tabagismo e o consumo excessivo de álcool são as principais causas do câncer bucal. O fumante tem cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de boca e, se associado ao consumo de álcool, o risco sobe para dez vezes. Mas também existem outras causas, como má higiene, alimentação inadequada ou a infecção pelo vírus do HPV”, somou.
Dados da IARC (Agência Internacional para Pesquisa em Câncer) revelam que, em 2020, cerca de 378 mil novos casos foram diagnosticados e 178 mil pessoas morreram devido a doença. Em Guarapuava, entre 2020 e 2023, houveram 95 novos casos diagnosticados e 17 óbitos.
Confira o cronograma das ações:
05/11 – Lançamento da Campanha (Câmara Municipal de Guarapuava, às 17h);
04 a 08/11 – Semana de conscientização e prevenção do câncer de boca nas Unidades Básicas de Saúde do Município (Todas as UBS em parceria com instituições de ensino);
09/11 – Dia D do Novembro Vermelho (Rua XV de Novembro, próximo à loja Pernambucanas, das 8h às 14h).