SAE promove campanha de prevenção a ISTS durante o Carnaval

Com a chegada das festividades carnavalescas, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Guarapuava tem intensificado suas ações de prevenção e conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A campanha “Folia com Saúde!” orienta a população sobre formas seguras de aproveitar o Carnaval.

Durante essa semana, a equipe do SAE tem distribuído preservativos em diversos locais estratégicos da cidade, como motéis, postos de gasolina, unidades de saúde, bares e boates. Além disso, participarão ativamente do carnaval de rua de Guarapuava com o bloco “Folia com Saúde”, onde oferecerão orientações e insumos para prevenção.

A enfermeira e coordenadora do SAE, Ângela Maria de Camargo, ressalta a importância de medidas como o uso de preservativos, realização de teste rápido, autoteste, PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) para prevenir a transmissão do HIV e outras ISTs.

“Em casos de exposição de risco, como relações sexuais desprotegidas, o protocolo de prevenção está disponível nas urgências da cidade, que oferecem teste rápido, PEP e atendimento especializado. Carnaval é um momento de alegria, então convidamos a todos para fazermos ‘Folia com Saúde’.”

PEP e PrEP

A PEP (Profilaxia Pós-Exposição) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais após possível contato com o HIV, como em casos de violência sexual, relações sexuais desprotegidas ou acidentes ocupacionais. Para ser eficaz, deve ser iniciada idealmente nas primeiras duas horas e, no máximo, até 72 horas após a exposição, com duração de 28 dias.

É fundamental procurar atendimento médico imediato em caso de exposição de risco, lembrando que a PEP não substitui o uso de preservativos. Incluindo ainda, como medida preventiva após exposição sexual, a pílula do dia seguinte, com objetivo de evitar uma gravidez indesejada.

Por outro lado, a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais antes da exposição ao HIV, reduzindo o risco de infecção. Destinada a indivíduos em alto risco de contrair o vírus, como gays, homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, trabalhadores e trabalhadoras do sexo e casais sorodiferentes, a PrEP não é para todos e não é uma medida de emergência como a PEP.

Ambos os serviços estão à disposição pelo SAE. Durante os dias de Carnaval, a unidade estará fechada. Porém, as Unidades de Urgência e Emergência dispõem de teste rápido, PEP e protocolo para prevenção de ISTs.

Deixe um comentário

Paraná gerou 39.176 vagas de emprego em fevereiro, melhor resultado em quatro anos

O Estado foi também o 3º do País que mais gerou oportunidades no período, atrás apenas de São Paulo (137.581) e Minas Gerais (52.603), estados bem mais populosos

O Paraná abriu 39.176 postos de trabalho em fevereiro deste ano, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgado nesta sexta-feira (28). É o melhor resultado para um mês desde fevereiro de 2021, quando foram criadas 41.452 vagas. O Estado foi também o 3º do País que mais gerou oportunidades no período, atrás apenas de São Paulo (137.581) e Minas Gerais (52.603), estados bem mais populosos.

O saldo paranaense de 39.176 vagas é resultado da diferença entre as 211.674 admissões e os 172.498 desligamentos no período. Na comparação com fevereiro de 2024, quando 33.179 empregos foram abertos (na série com ajuste), a geração de empregos formais foi 18% maior em 2025, com acréscimo de 5.997 vagas.

No acumulado de 2025 foram geradas no Paraná 55.057 empregos formais com carteira assinada, o 4º melhor resultado entre os estados, atrás apenas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Nos últimos 12 meses, entre março de 2024 e fevereiro deste ano, o saldo de empregos foi de 130.426 novas vagas, também na série com ajustes.

Todos os setores registraram índices positivos de contratações no Paraná em fevereiro. Os que mais contrataram foram Serviços, com 22.665 vagas criadas, seguida pela Indústria, com 7.193, e Comércio, com 5.428. A Construção registrou a abertura de 3.333 novos empregos, enquanto que a Agropecuária criou 557 postos de trabalho.

“Mais uma vez o Paraná é destaque na geração de empregos, o melhor programa social que existe. Fechamos o ano de 2024 com 3,3% da população desocupada, a menor taxa de desemprego da história, iniciamos 2025 com quase 16 mil vagas criadas em janeiro e agora mais 39 mil postos de trabalho, além da confirmação de um PIB de R$ 718 bilhões, mostrando que a economia do Estado segue aquecida e com bons resultados”, celebrou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Municípios – O Caged também traz dados sobre a geração de empregos nos municípios. Os que mais se destacaram em fevereiro, em volume de contratações, foram Curitiba (10.046), Toledo (2.311), Londrina (1.963), Maringá (1.739), Cascavel (1.468), São José dos Pinhais (1.369), Ponta Grossa (929), Foz do Iguaçu (910), Araucária (820) e Ibiporã (608).

Brasil – No País, foram abertas 431.995 postos de trabalho formais em fevereiro. O setor que mais contratou no Brasil foi o de Serviços, com a criação de 254.812 postos, seguido da Indústria (69.884), Comércio (46.587), Construção (40.871) e Agropecuária (19.842).