Quase 80% da população adulta de Guarapuava já completou a imunização

A Campanha Guarapuava Imunizada, iniciada no final de janeiro, já vacinou mais de 145 mil guarapuavanos. Esse número inclui quem tomou a dose única, apenas a primeira dose, os completamente imunizados (com as duas doses) e, mais recentemente, pessoas que tomaram a dose de reforço.

“A vacinação é considerada um processo coletivo e só apresenta efetividade quando grande parte da população adere ao imunizante. No caso da Covid-19, o efeito desejado só é alcançado depois de aplicadas as duas doses da vacina”, explicou o coordenador da campanha e chefe da Vigilância Epidemiológica, Hiagor Silva.

A imunização não impede que a pessoa contraia o vírus, mas contribui para evitar o agravamento da doença e, consequentemente, diminui as chances de morte. Em Guarapuava, o percentual de pessoas totalmente imunizadas que estão acima dos 12 anos é, até esta segunda-feira (22), de 73,31%. Se considerada apenas a população adulta, os índices sobem para aproximadamente 79% dos moradores com 18 anos ou mais que já receberam as duas doses da vacina.

Com referência ao total da população estimada de 182.644 habitantes, o índice está perto de 60% (58,46%) dos guarapuavanos completamente imunizados. A imunização contra a Covid-19 reflete diretamente na quantidade de novos casos registrados e na ocupação de leitos e mortes. Segundo Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dos dois últimos óbitos registrados no Município, um dos pacientes não havia tomado a vacina e o outro só recebeu uma dose do imunizante.

No último Boletim divulgado pela SMS, nessa segunda-feira (22), foram registrados 4 novos casos e nenhuma morte. Atualmente, 44 pessoas são consideradas como casos ativos. Entenda melhor os índices epidemiológicos atuais, acessando aqui.

“Nós estamos muito expostos no dia a dia, no contato com outras pessoas. Completando o ciclo de imunização, vamos estar mais protegidos. E com mais gente protegida, menos o vírus vai circular”, destacou Fátima Rodrigues, enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Bairro São Cristóvão.

Vacinação de Adolescentes

Nesta quarta-feira (24), a Campanha Guarapuava Imunizada fará um Dia D para aplicar a primeira dose em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. A aplicação será exclusiva para esse público nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Bonsucesso, Tancredo Neves, Colibri, Feroz, Jordão, Rio das Pedras, Planalto, Xarquinho I, Guará, Guairacá, Palmeirinha e Entre Rios.

Para receber o imunizante, é indispensável estar acompanhado por um dos pais ou responsáveis e levar um documento com foto, cartão Sus, ou aplicativo Fala Saúde.

O atendimento das unidades é das 8 às 12h e das 13 às 17h, com distribuição de senhas. Nas UBS dos distritos, as aplicações encerram uma hora mais cedo.

Deixe um comentário