Psiquiatra fala sobre suicídio com jovens do Guará

O Projeto Viva a Vida, desenvolvido de forma voluntária pelo médico psiquiatra Cleber Ferreira, chegou nessa semana a um dos Distritos do município e também à cidade vizinha de Pinhão.

Na última sexta-feira (01), o especialista esteve no Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães, no Distrito do Guará, onde fez a palestra sobre depressão e suicídio para 210 jovens. Atentos, eles acompanharam a explanação e ao final fizeram várias perguntas sobre o assunto.

Foi uma palestra muito boa e fico agradecido por poder levar informações sobre prevenção aos adolescentes, eles precisam aprender e se tornar multiplicadores, e é por isso que o projeto Viva a Vida está não só na cidade mas também no campo. O suicídio também ocorre na zona rural, afirmou Cleber.

Segundo o diretor da escola, Professor Luiz Alberto Ogiboski, a palestra era aguardada há meses. Desde a primeira que o doutor Cleber fez nós já tínhamos procurado e hoje estamos vibrando de alegria, porque apesar de os problemas não serem muito diferentes dos outros colégios, aqui a situação é mais intensa, é tudo mais difícil, contou.

A escola tem casos de automutilação e, de acordo com o Diretor, algumas vezes a própria família do aluno não consegue enxergar a situação. A palestra ajudou muito e com certeza estes jovens serão multiplicadores destas informações de prevenção. E, além disso, o nosso trabalho ficará mais fácil, proveitoso e objetivo, destacou.

Pinhão – Na quarta-feira, 30 de outubro, o médico psiquiatra foi até o Pinhão, onde a convite do município proferiu a palestra sobre depressão, suicídio e como preveni-los. A ação foi realizada na Câmara de Vereadores.

90 dias – Nesse dia 1º de novembro, completou 3 meses do Projeto Viva a Vida em andamento. Foram aproximadamente 20 palestras para um total de 2.500 pessoas, e 600 quilos de alimentos arrecadados (no caso de palestras para empresas) e doados para entidades sociais do município.

O trabalho está valendo muito a pena e vai continuar. Precisamos reverter esta realidade de suicídio entre os jovens urgentemente, destacou Dr Cleber.

Agenda – Nesta semana, o médico levará a palestra para as escolas Professor Amarílio e Ana Vanda Bassara.

Deixe um comentário