Proibido Fumar: Guarapuava tem tratamento grátis contra o tabagismo

Guarapuava oferece tratamento grátis para quem deseja parar de fumar. O programa é oferecido pela secretaria municipal de Saúde e promove orientações e a distribuição de medicamentos e adesivos de nicotina para quem deseja parar de fumar. A equipe é composta por psicólogos, nutricionistas e dentistas, que acabam sendo parte fundamental no acompanhamento dos dependentes. 

De acordo com a responsável pelo Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT), em Guarapuava, Rafaela Silvestri de Andrade, o trabalho vai muito além de oferecer a medicação. “O vício da nicotina é apenas um dos fatores no tabagismo, a grande maioria dos fumantes cria um hábito, uma rotina em torno do cigarro, resultando em níveis mais profundos de dependência. Então, todos os esforços são para ajudar a mudar esses paradigmas”, esclareceu.

“Muitos deles acabam desenvolvendo uma dependência psicológica pelo cigarro, isso deixa tudo mais difícil. O acompanhamento precisa ser mais complexo do que só resolver o vício da nicotina. Além dessa dependência, o fumo constante acaba trazendo muitos impactos negativos na saúde da pessoa”, completou Rafaela.

PNCT – Articulado pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT) é o principal projeto dentro do combate à epidemia do tabagismo e atua gratuitamente em todo país.

Para Participar – Para entrar no programa, basta buscar orientação em uma UBS próxima da residência. Há possibilidade de entrar em contato pelo WhatsApp: (42) 98885-0561. Os encontros são todos realizados no SAE, localizado na rua Presidente Getúlio Vargas, 1981 – Centro.

Deixe um comentário

Presidente Lula lamenta morte do Papa Francisco

A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.

Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados.

Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças.
Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.

Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil.

O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.

Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente da República

Fonte: Secom