Programa Genomas do Paraná precisa de voluntários
O programa é composto por três etapas de coletas, para coletar o máximo de amostras possível: amostragem aleatória, amostragem por conveniência e cadastro voluntário no site do IPEC. Em ambas as amostragens, os critérios de inclusão exigem que o participante tenha mais de 18 anos e resida em Guarapuava há mais de seis meses.
Os cadastrados serão selecionados por ordem de inscrição, considerando a faixa etária e o sexo. Os voluntários selecionados serão contatados por um pesquisador, que agendará a aplicação de um questionário epidemiológico.
Além de responder ao questionário, os participantes devem fornecer amostras biológicas de sangue, saliva e fezes. A coleta é realizada por um laboratório parceiro do Programa Genomas Paraná. O laboratório entra em contato com os participantes para agendar a coleta domiciliar das amostras, de acordo com a disponibilidade dos participantes. As amostras biológicas são encaminhadas ao IPEC para a extração de DNA, RNA e proteínas. Em uma segunda etapa, será realizado o sequenciamento genômico dessas amostras.
O presidente do Instituto Para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (IPEC) e Coordenador Geral do Programa Genomas Paraná, David Livingstone Alves Figueiredo, faz um apelo para que as pessoas se tornem voluntárias e auxiliem no avanço da pesquisa.
“Nesta fase dos voluntários, buscamos a participação de dois mil pessoas, tendo já coletado aproximadamente 1.500 amostras. Tornar-se voluntário é simples, basta realizar o cadastro no site. Se selecionado, a pessoa passará por um questionário e, em seguida, pela coleta de amostras, que envolve sangue, saliva e fezes, disse o presidente.
Para o presidente da Associação Comercial e Industria de Guarapuava (ACIG), Claudinei Pereira, o programa é fundamental para o desenvolvimento de Guarapuava e para o futuro de todos.
“É de extrema importância que as pessoas realizem o cadastro e se tornem voluntárias. Por meio desta pesquisa, podemos tornar nossa cidade uma referência em saúde e inovação no ramo diagnóstico de doenças, não apenas para outras cidades, mas até mesmo para estados. Este programa tem o potencial de descobrir doenças e salvar vidas, à medida que avança em seu desenvolvimento, afirmou Claudinei.
Programa Genomas Paraná
O Programa Genomas Paraná é uma iniciativa de pesquisa científica e tecnológica no Brasil, que busca entender as características da população do Estado, levando em consideração a saúde, o ambiente em que se vive, o estilo de vida, o histórico familiar e o perfil genético de cada pessoa.
Confira mais sobre o assunto no link abaixo: