Procuradoria e Comissão da Mulher estimulam cuidados de funcionárias e terceirizadas

Uma ação conjunta da

A Procuradoria Especial da Mulher, em conjunto com a Comissão dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), iniciou, na última quinta-feira (01), uma campanha mundial de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo de útero, em alusão ao Outubro Rosa. Uma destas ações envolve o estímulo aos cuidados com o corpo feminino, principalmente em tempos de coronavírus.

Conforme a deputada Cristina Silvestri, procuradora da mulher, existe uma preocupação grande na área da saúde que, com relação ao término da pandemia, quando muitas pessoas podem descobrir que estão doentes porque ‘deixaram de lado’ diversos exames durante o isolamento social. “Por isso, no Outubro Rosa é importante continuarmos incentivando o autoexame e os preventivos das mulheres para que elas não descubram um câncer grave quando esse período turbulento tiver passado. É necessário redobrar o cuidado, mas mantendo as medidas de prevenção como o uso de máscaras e higienização constante das mãos, por exemplo”, ressaltou a deputada.

“Esperamos conscientizar de que a atenção à saúde não deve ser abandonada, tanto na investigação de algum sintoma importante ou suspeita, quanto na manutenção dos tratamentos já em andamento. Mesmo em um momento desafiador como o que estamos vivendo, é fundamental não deixar de realizar exames preventivos”, disse a presidente da Comissão da Mulher, deputada Cantora Mara Lima (PSC).

Entre as ações que a Procuradoria e a Comissão programaram para este mês está a fixação de cartazes de conscientização em todo o espaço de uso comum do prédio da Assembleia. O público-alvo é, principalmente, funcionárias que continuam em sistema de trabalho presencial na Assembleia e as terceirizadas, mas também serão enviados e-mails para alertar as funcionárias que estão em trabalho remoto e não terão acesso ao material impresso disponibilizado no prédio da Casa.

Durante todo o mês, tanto a Procuradoria quanto a Comissão irão executar, também, campanhas digitais para atingir mais mulheres sobre o mesmo tema: a importância de manter os autocuidados durante a pandemia.

“Hoje estamos impossibilitados de realizar grandes eventos, a exemplo do que fizemos no ano passado com encontros presenciais sobre prevenção ao câncer de mama, ações de conscientização e campanhas de arrecadação. Mas ainda é possível continuar trabalhando essa conscientização, principalmente através dos ambientes digitais”, reforça Cristina.

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