Prevenção do câncer de mama salva vidas

Durante esse mês, a secretaria municipal de Saúde (SMS) está realizando palestras e ações nos bairros e exames de mamografia e o preventivo de colo de útero em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com agendamento prévio em dias específicos de cada unidade.

Além disso, no Dia D, neste sábado (16), acontece um intensivo de coleta dos exames preventivos, que serão disponibilizados sem a necessidade de marcar horário nas UBS e na Clínica da Mulher.

A conscientização é considerada o ponto de partida do mês de combate ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero. Neste ano, o tema faz um apelo para que as mulheres deem prioridade a própria saúde com o slogan “Eu cuido da minha saúde, e você?”

A campanha do Outubro Rosa, promovida pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), ressalta especialmente o fato de que a grande maioria dos casos identificados de forma precoce tem cura.

Em Guarapuava, neste ano, até 31 de agosto, foram registrados 14 óbitos decorrentes do câncer de mama e 13 de câncer de colo do útero. Já em 2020, durante os doze meses, foram 18 mortes de pacientes com câncer de mama e 7 com câncer de útero.

De acordo com Sueli Ribeiro, Coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, a maioria dos óbitos podem ser evitados pela identificação precoce do tumor.

“A desinformação e o diagnóstico tardio acabam sendo grandes influenciadores no casos, muitas mulheres deixam de fazer os exames preventivos, então, queremos encorajar quem tem uma amiga que normalmente não vai, a levar ela quando for fazer o exame, para atingirmos mais pessoas”, explicou.

Deixe um comentário

Guarapuava implementa vacinação contra tuberculose em recém-nascidos nas maternidades

Aplicações tiveram início na última segunda-feira. A medida visa fortalecer a saúde pública do município

Desde segunda-feira (24), as crianças nascidas nas maternidades de Guarapuava recebem uma importante proteção logo após o nascimento: a vacina BCG. A medida, que visa fortalecer a saúde pública do município, foi oficialmente implementada para facilitar o acesso à imunização e garantir mais segurança para os recém-nascidos. A vacinação já pode ser realizada dentro das maternidades, sem a necessidade dos pais se deslocarem até os postos de saúde.

“Bem melhor que antes, a gente tinha que ir até o posto, às vezes nem tinha a vacina, e tinha que voltar outro dia. Agora, a criança já sai vacinada, já sai protegida. Ficou bem melhor”, afirmou Flávia Boaventura, mãe, satisfeita com a mudança.

A nova estratégia foi pensada com muito carinho pela Secretaria Municipal de Saúde, especialmente para as famílias que moram em áreas mais distantes do centro. “Pensamos principalmente nas famílias e nas crianças que precisavam se deslocar até o Centro de Guarapuava para vacinar o bebê, muitas vezes tendo que voltar em outro dia. Agora, as crianças sairão das maternidades já imunizadas”, explicou a diretora de vigilância em saúde, Marlene Terezinha Borecki.

Além disso, a ação está sendo realizada em conjunto com o programa “Mamãe Guará”, que já realiza visitas às mães e recém-nascidos. A logística da visitação será otimizada para incluir a administração da vacina BCG, garantindo que os bebês sejam vacinados sem que os pais precisem sair do hospital.

A enfermeira, Géssica Silva, reforçou o objetivo de tornar o processo mais simples e eficiente. “O objetivo é facilitar a vida das mães. Elas não precisarão mais se deslocar até a unidade básica de saúde para a vacinação, pois a criança já sairá do hospital com a imunização.”

A ação é uma estratégia importante no combate à mortalidade infantil e na proteção contra as formas graves da tuberculose, como a meníngea e a miliar. “ A vacina BCG será administrada em todas as crianças nascidas nos hospitais de Guarapuava, uma decisão tomada em conjunto com os municípios da 5ª Regional de Saúde”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Brunsfeld.