Na grande maioria dos casos de câncer é uma alteração genética adquirida ao longo da vida. Apenas entre 5 e 10% são consequência de alterações genéticas hereditárias, ou seja, transmissíveis de pais para filhos. Esses dados foram apresentados pela doutora em Genética pela UFPR e pesquisadora no IPEC, Daiane Simão, durante a live alusiva a programação do Outubro Rosa.
“Várias pessoas têm essa preocupação, se terá câncer, passará para os filhos ou qual a chance de receber como herança. O câncer é uma mutação que acontece nas células, é uma célula que se perdeu, todos os fatores podem levar uma alteração, ela começa a crescer desordenadamente, o que vai desencadear, tomando a energia vital, porque o câncer é uma alteração genética”, explicou a pesquisadora.
Ainda segundo ela, nem todo indivíduo que herda uma predisposição genética irá desenvolver o câncer. Entretanto, se há histórico na família, deve-se pensar em um fator hereditário, por isso é importante procurar, fazer investigação. Um dos fatores principais que podem auxiliar na cura, em até 95 %, é procurar o tratamento precoce.
“Por medo do diagnóstico, as pessoas deixam de procurar ajuda ou procurar fazer o exame e se auto conhecer, que é super importante e aumenta a eficácia do tratamento, através da identificação prévia do câncer”, completa Dra. Daiane.
Para assistir a transmissão completa, acesse o instagram cancercenter_hsvp.
Exames nas UBS
Durante o restante do mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ainda estão disponibilizando pré-agendamento para realização do exame preventivo de colo de útero e pedidos de mamografia.
Programação
Nessa última semana do mês, seguindo a programação do Outubro Rosa, acontece a Mesa Redonda Conexão Rosa, na próxima quarta-feira (27). O evento será no Teatro Municipal, às 19h30, e buscará discutir os cuidados com a saúde da mulher.
No dia 31 de outubro, o Hospital São Vicente promoverá o “1º Movimente-se contra o câncer” no bairro Cidade dos Lagos. O evento irá encerrar as atividades do Outubro Rosa com uma caminhada de 4 km, aula de FitDance, além de orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero