Nesta quinta-feira (01), a campanha Guarapuava Imunizada iniciou a vacinação de pessoas em situação de rua. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), atende por dia 70 pessoas, embora o número de moradores de rua seja maior.
Desde que a vacina foi disponibilizada, os assistentes sociais do Centro de Referência, percorrem as ruas da cidade informando essa população sobre a disponibilidade da imunização.
A coordenadora do CREAS, Cristiane Dallpozzo, frisou que por estarem expostas, o risco de incidência do vírus para essas pessoas é maior do que para a sociedade em geral.
“Essa população é mais vulnerável por não ter um local para se higienizar diariamente, nem um abrigo adequado. A gente encaminha eles para albergues, mas na maior parte do tempo, estão em situação de rua. Então a vacinação é uma garantia de proteção para eles, explicou Cristiane”.
Cleide Vilela, de 49 anos, não escondeu sua emoção no momento que recebeu sua dose.
“Isso é uma vitória. Eu estava na esperança para tomar a vacina há muito tempo. Para nós é complicado, porque ficamos na rua em contato com o povo. Espero que todo mundo possa ter essa chance”, disse.
Por não terem um local de moradia fixo, o acesso aos moradores de rua é limitado. Por esse motivo, novas datas de vacinação serão marcadas para abranger o maior número de pessoas possível.