Pacientes recebem encaminhamento para tratamento pós-Covid de universitárias

Camila Oliveira Andrade, de 24 anos, contraiu a Covid-19 duas vezes, em um intervalo de apenas três meses. Nessa segunda vez, teve menos sintomas, porém, muitas sequelas. Ela passou por uma avaliação pulmonar para iniciar um tratamento específico de recuperação, caso necessário.

O serviço foi oferecido gratuitamente pela UniGuairacá Centro Universitário, no município do Turvo, em parceria com a secretaria de Saúde. Foram realizados cerca de 40 atendimentos ao longo da manhã.

Assim como Camila, diversas pessoas continuam com algum tipo de sintoma ou desenvolvem novos problemas, mesmo após a cura da Covid-19. “Eu desenvolvi intolerância à lactose, tive muita queda de cabelo e muita falta de ar, fora do que já estou habituada por conta da asma”.

Camila espera, com essa avaliação e possível acompanhamento profissional, voltar à sua rotina com normalidade. “Está sendo difícil para me recuperar pós-Covid e sinto necessidade de melhorar minha qualidade de vida, no meu trabalho, no meu serviço de casa”, completou.

O evento no Turvo foi conduzido por acadêmicas de Fisioterapia da UniGuairacá sob supervisão da professora Claudia Bernardes Maganhini.

“É bastante comum o paciente ter sequelas pós-Covid. Nós realizamos avaliações da capacidade funcional com teste de caminhada, atividades de sentar e levantar, dentre outras.

São cinco escalas e por meio desses testes vamos analisar se o paciente necessita de atendimento fisioterapêutico na área cardiorrespiratória”, explicou a professora.

De acordo com a necessidade clínica, os casos são encaminhados para tratamento na PoliClínica Guairacá, em Guarapuava.

Deixe um comentário