Outubro Rosa: Clínica da Mulher e UBS realizam exames preventivos neste sábado

Neste sábado (16), em alusão ao Outubro Rosa, ocorrerá o dia D da Campanha em Guarapuava na Clínica da Mulher nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava.

O dia de mobilização contará com a realização de mamografias e exames preventivos do câncer de colo de útero, de maneira gratuita e sem precisar de pré-agendamento, além da aplicação da vacina contra o HPV disponível para adolescentes.

Toda mulher em idade fértil deve fazer esses exames preventivos do câncer de colo de útero e de mama.

“Ambos são silenciosos. O câncer de colo de útero não tem sintoma, é indolor e evolui lentamente. Somente realizando os exames preventivos que ele vai ser detectado. Da mesma forma, com o câncer de mama e a mamografia”, destacou a Coordenadora da Clínica da Mulher, Sueli Ribeiro.

Os exames preventivos de colo de útero poderão sere feitos em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e na Clínica da Mulher. Durante o dia, também serão os pedidos de mamografia que serão marcamos posteriormente, pois o serviço é terceirizado. O atendimento vai das 8h às 17h.

É preciso levar os documentos pessoais e o cartão SUS.

Durante a manhã deste sábado, das 9h às 12h, se não estiver chovendo, também haverá a distribuição panfletos da Campanha Outubro Rosa, na Rua XV de Novembro.

Deixe um comentário

Dengue: Paraná registra mais seis óbitos e 5.181 novos casos

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 99.585 notificações, 25.231 diagnósticos confirmados e 19 mortes

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (01) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados 5.181 novos casos da doença e seis óbitos.

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 99.585 notificações, 25.231 diagnósticos confirmados e 19 mortes.

Os novos óbitos registrados ocorreram entre janeiro e março. São cinco mulheres e um homem, com idades entre 29 e 92 anos, sendo que apenas um dos pacientes, uma mulher de 29 anos, não apresentava comorbidades.

Os pacientes residiam nos municípios de Nova Londrina e Querência do Norte (14ª Regional de Saúde de Paranavaí), Arapongas (16ª RS Apucarana), Porecatu e Florestópolis (17ª RS de Londrina) e Ribeirão do Pinhal (18ª RS de Cornélio Procópio).

No total, 392 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 327 possuem casos confirmados.

As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (6.375); 17ª RS de Londrina (5.634); 15ª RS Maringá (2.707); 12ª RS de Umuarama (2.002) e 19ª RS Jacarezinho (1.386).

Outras Arboviroses – A publicação traz ainda dados sobre Chikungunya e Zika, doenças que também têm como vetor o mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 1.085 casos de Chikungunya, com um total de 2.879 notificações da doença no Estado. Quanto ao Zika Vírus, até o momento foram registradas 32 notificações, sem casos confirmados.

Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.