Novembro Azul: Live da Unicentro chama atenção para saúde do homem

Os cuidados com a saúde do homem e o alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata são os motes centrais do Novembro Azul, realizado mundialmente todos os anos. Na Unicentro, uma das ações em alusão à campanha foi a live “Saúde do homem e novembro azul”, promovida pela Coorae, que é a Coordenadoria de Apoio ao Estuante, e pelo PAS, que é o Programa de Assistência à Saúde.

“O Novembro Azul”, explicou o médico Jean Ricardo Nicareta, que é coordenador do PAS, “é importante para chamar a atenção da saúde do homem – não só sobre o câncer de próstata, mas a saúde do homem como uma forma geral, prevenção de todas as doenças. Então, quem é mãe, quem é filha, se puder, no mês de novembro lembrar, conscientizar os homens do seu entorno, da sua família, sobre a proteção, avaliação cardíaca, avaliação imunológica, avaliação digestiva”.

A live contou com a participação do médico urologista Marcelo de Campos Lima que, durante sua apresentação, comentou sobre algumas barreiras socioculturais que afastam os homens do exame preventivo do câncer de próstata, como os estereótipos de gênero.

“Os homens, mais do que as mulheres, pensam que não ficam doentes por ter esse papel de provedor e cuidador do lar e, também, pela situação do medo de descobrir doenças. Então, ‘eu nem vou, porque vai que eles acham uma doença em mim’. Parece uma coisa inusitada mas é bem comum. A gente vê bastante isso nos atendimentos”, contou.

O urologista salientou, ainda, a importância de ter hábitos saudáveis no cotidiano e de realizar exames regularmente para um maior sucesso no diagnóstico precoce e cura da doença. “O diagnóstico precoce é o que oferece a chance dos melhores tratamentos e os melhores resultados, com a cura. Não estou falando melhorar para durar um ano, três anos. Cura é você curar, voltar a sua vida produtiva como tem que ser”.

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Sanepar divulga resultado final dos aprovados no Concurso Público 2024

A lista final de aprovados está disponível no site da Companhia  ou no site do Instituto AOCP. A homologação do Concurso está prevista para dia 7 de abril

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) divulgou, na sexta-feira (21), o resultado final dos aprovados no Concurso Público realizado no ano passado. A lista final com os aprovados, após apreciação dos recursos e das comissões multidisciplinares está disponível no site da Sanepar ou diretamente no site do Instituto AOCP, responsável pela organização do concurso.

A próxima fase do concurso será a homologação, prevista para o dia 7 de abril de 2025. Após essa etapa, a empresa dará início às convocações dos aprovados, seguindo as regras estabelecidas nos editais. O certame prevê 102 vagas para contratação inicial, além da formação de um cadastro reserva, que poderá ser utilizado conforme a necessidade da Sanepar. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Histórico – Com mais de 56 mil candidatos, o concurso da Sanepar marcou um recorde histórico na Companhia em número de inscritos, com um acréscimo de 48,6%. O diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, reafirma que a Companhia é um destino desejado para aqueles que buscam um futuro promissor. “Essa marca extraordinária reflete a ambição e o desejo de milhares de cidadãos que sonham em fazer parte da maior e melhor empresa de saneamento do país”, avalia.

Outro marco histórico deste concurso foi a oportunidade de inclusão. Além das cotas sociais, que contaram com inscrições de 4.916 negros, 1.064 pessoas com deficiência (PcD) e 217 mulheres vítimas de violência doméstica, outra iniciativa inédita desta edição foi a isenção da taxa de inscrição para 8.265 pessoas de baixa renda vinculadas ao Cadastro Único, cidadãos que prestaram serviço eleitoral e doadores de sangue e medula óssea.

Segundo o diretor administrativo da Sanepar, Fernando Guedes, a oportunidade para promover a inclusão diz muito sobre a essência da Companhia. “Todas essas pessoas iniciam a carreira na empresa chegam carregando o espírito social, de cidadania e solidariedade que compõem o DNA da Sanepar, evidenciando e vivenciando nossas diretrizes de diversidade, equidade e inclusão, na prática”, finaliza.

As cotas reforçam o compromisso  ASG (Ambiental, Social e Governança) da Companhia – um conjunto de padrões e boas práticas de gestão – e seu posicionamento declarado em suas políticas de Gestão de Pessoas e de Diversidade, Equidade e Inclusão.