O Centro Municipal de Vacinação funciona no antigo prédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISGAP), no centro da cidade. Por mês, milhares de pessoas são atendidas em Guarapuava.
Todas as vacinas do calendário básico do Ministério da Saúde, tanto de campanhas, quanto as de rotina, estão disponíveis para todas as faixas etárias. O Centro Municipal de Vacinação é referência de aplicação da vacina BCG, que protege contra a tuberculose, doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, recomendada para ser aplicada o mais precocemente possível. Somente este ano, 1646 doses foram aplicadas. A vacina BCG é administrada às terças e quintas-feiras, para os bebês recém-nascidos.
Desde janeiro deste ano, foram aplicadas 28.300 doses de vacinas. Destas 6604 foram contra a COVID-19 e 7857 doses da vacina contra a gripe (Influenza). Do total, 8145 doses foram administradas somente nos últimos três meses.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki, ressalta que o Centro de Vacinação atende todo o município e que a sua localização colabora para que a população possa manter a carteira de vacinação em dia.
“O usuário que reside em um bairro ou distrito e que durante a semana tem restrição de tempo e se está no centro para ir ao banco ou comércio, por exemplo, pode aproveitar a ocasião e atualizar o seu calendário vacinal.
Estamos enfrentando um momento em que as coberturas vacinais do município estão abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde e assim, buscamos oportunizar o acesso ao serviço de vacinação com qualidade e em horários facilitados.
Desde março de 2023, quando a sala começou a funcionar aos sábados, mais de 4.500 vacinas foram administradas somente aos sábados, mostrando a importância em se proporcionar horários alternativos de funcionamento da sala de vacinas”, comentou Marlene.
O Centro também realiza a aplicação de vacina antirrábica, que é aplicada conforme prescrição médica, em casos em que a pessoa tenha sofrido risco de exposição ao vírus da raiva, como por exemplo, mordida por cão ou gato. Os horários de segunda a sábado garantem que quem necessite da vacina para esta situação a receba em tempo oportuno conforme protocolos vigentes.
Para receber a dose de imunizante é necessário estar portando um documento de identificação com foto, o CPF, o cartão SUS e a carteira de vacinação, porém, se, por exemplo, o usuário tenha perdido a carteira de vacinação, não há problema, pois a equipe realizará o resgate das vacinas já recebidas anteriormente nos sistemas de informação do município e no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI). Desta forma, o calendário vacinal será atualizado.
“A vacina está disponível nas unidades de saúde de Guarapuava e o Centro de Vacinação existe para fortalecer o acesso aos imunizantes para todos os guarapuavanos. Portanto, não hesite em se vacinar e vacinar toda a sua família. Vacinas salvam vidas. As doses oferecidas pelo Sistema Único de Saúde são de qualidade, seguras e eficazes”, concluiu Marlene.