O Departamento de Medicina da Unicentro) está se mobilizando para realizar uma série de eventos em apoio à campanha Julho Verde. Criada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil), a campanha visa promover a conscientização e a prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço.
“O Julho Verde é uma iniciativa internacional que surgiu em 2014, pela Federação Internacional de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, e a ideia é levar à população a informação dessa patologia.
O câncer de cabeça e pescoço tem uma prevalência alta no Brasil e ele compreende doenças que pegam boca, laringe, faringe, tireoide e pele”, ressaltou o chefe do Departamento de Medicina da Unicentro, David Livingstone Alves Figueiredo.
A campanha pretende chamar atenção, através da informação, para a adoção de medidas preventivas, que incluem a realização de exames regulares e, quando necessário, a busca por tratamento adequado. Com o objetivo, portanto, de alcançar o máximo de pessoas possível, o Departamento de Medicina planejou uma série de atividades para esse mês de julho.
Uma delas é o mutirão de divulgação, que vai ser realizado em cinco dias diferentes – 15, 16, 22 e 23, no calçadão da rua XV de Novembro e no Shopping Cidade dos Lagos.
Durante esses mutirões, profissionais da saúde vão fornecer informações sobre os cânceres de cabeça e pescoço, os fatores de risco associados a essas doenças e as medidas preventivas que podem ser adotadas.
“Nós vamos ter dois sábados e dois domingos. Nós vamos atender as pessoas, informá-las, distribuir flyers e orientá-las no calçadão da XV e no shopping”, completou David.
Outra atividade de destaque é uma mesa-redonda em que médicos especialistas e pacientes compartilharão suas experiências e conhecimentos, abordando a importância da detecção precoce e do acompanhamento médico regular.
O evento será realizado no Teatro Municipal de Guarapuava, às 17h30 do dia 27 de julho – data em que é celebrado o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço.
“Infelizmente, no Brasil, grande parte, entre 60 e 70%, demoram o diagnóstico, chega avançado já. A proposta da campanha é divulgar isso para que as pessoas procurem quando tiverem sintomas precocemente”, afirmou David.