Levantamento sobre infestação do Aedes aegypti será feito em Guarapuava

De 24/10 a 11/11 a Secretaria de Saúde por meio do Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde, informa que irá realizar o 6º levantamento rápido do índice de infestação para Aedes aegypti (LIRAa) em Guarapuava.

A coordenadora do Programa Nacional de Controle à dengue no município (PNCD), Sabina Curi, fala sobre a importância deste levantamento.

“Este LIRAa será considerado o mais importante do ano, pois é feito antes da chegada do verão, estação chuvosa e (de) altas temperaturas, ou seja, a época com maior chance de proliferação do Aedes”, destacou Sabina.

O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.

Os resultados obtidos permitem aos gestores a avaliação das atividades já desenvolvidas e o redirecionamento das ações de controle do vetor, além de indicarem os depósitos mais utilizados pelo mosquito para a postura dos ovos.

O LIRAa é, também, uma importante fonte de informação para a mobilização social, uma vez que busca sensibilizar e direcionar o olhar da população para os problemas identificados na sua área, a fim de que sejam adotadas medidas de prevenção das doenças transmitidas por este vetor.

Sabina ainda explicou como será desenvolvido o trabalho pelas equipes de saúde do município. “Os agentes vão examinar depósitos com condições favoráveis para a proliferação do mosquito, coletar amostras de larvas, e, depois do resultado, saberemos quais criadouros são os mais predominantes. Além disso, esta avaliação permite nortear as ações de controle”, detalhou.

Para o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, a prevenção de qualquer tipo de possíveis surtos de doenças deve ser prioridade no município. Ele lembra que o País ainda sofre com as sequelas deixadas pela COVID-19 e é preciso tomar esse período crítico como exemplo de prevenção.

“Cada um de nós tem o dever de cidadão de combater todo e qualquer foco de doenças. Ainda nem saímos de um período crítico por causa da COVID-19 e, por isso, devemos estar sempre alertas para toda e qualquer possibilidade de surgimento de outras doenças. Não estamos combatendo apenas um mosquito, mas sim, eliminando transtornos e salvando as vidas da nossa população”, reforça o prefeito.

A Secretaria de Saúde ainda alerta sobre os cuidados e medidas preventivas que a população precisa ter para evitar a proliferação do mosquito.

Com a chegada do verão, o período de calor e de chuva, é favorável à reprodução do Aedes aegypti. A população deve ser consciente e contribuir evitando água parada, tampando tambores, poços, cisternas e reservatórios e colocando areia fina na borda dos recipientes com plantas.

Denúncias sobre possíveis focos de dengue podem ser feitas pelo canal da ouvidoria, pelo telefone: 156.

Deixe um comentário

Guarapuava recebe o primeiro encontro internacional de Harley-Davidson

Mais de 100 pessoas do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina e Bolívia marcaram presença no evento

O Primeiro Encontro Internacional de Harley-Davidson, realizado de sexta a domingo (28 a 30), movimentou o final de semana em Guarapuava, com a participação de motociclistas e turistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Participantes do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, e diversas regiões do Brasil, incluindo o Paraná, São Paulo e Mato Grosso, se reuniram na cidade para celebrar a paixão pelas icônicas motocicletas da Harley-Davidson, promovendo uma verdadeira troca cultural e de experiências entre os presentes.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos. O secretário, Álvaro Grummt ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo local.

“Guarapuava se apresenta hoje ao mundo com uma grande oportunidade de crescimento no turismo. Receber visitantes de tantos lugares diferentes mostra que nossa cidade está no caminho certo para se tornar um polo turístico da região”, declarou o secretário.

Durante o evento, as ruas se encheram de motocicletas, e os participantes aproveitaram a oportunidade para explorar os encantos de Guarapuava e conhecer melhor sua cultura e hospitalidade.

“É uma enorme satisfação ver nossa cidade sendo palco de um evento tão grandioso. Guarapuava tem muito a oferecer, e estamos muito felizes em poder mostrar isso para os visitantes”, afirmou o presidente do Moto Club Lobo Bravo MC e organizador do evento, João Lucas Zanette.