Junho Vermelho: doar sangue pode salvar vidas

Na foto os quatro componentes que podem ser separados de uma bolsa de sangue. Da esquerda para a direita: Concentrado de Plaquetas, Crioprecipitado, Plasma Fresco Congelado e Concentrado de Hemácias, conhecido como CH.

Foto: Noeli Almeida

Compartilhar um pouco da própria vida com quem mais precisa é um ato de amor. Sejam quais forem as causas para que uma transfusão de sangue seja feita, o fato é que em alguns casos é difícil conseguir doadores compatíveis rapidamente. Por esse motivo, a consciência da importância de ser um doador é fundamental na luta pela vida.

O Hemocentro Regional de Guarapuava, faz coletas diariamente, ao todo são vinte municípios da região que fornecem material para ser destinado aos hospitais, como explica a assistente social do Hemocentro, Anita Aparecida Krutsch Ribeiro. Cada dia da semana é um município que traz doadores, eles dependem de fazer a captação, de transporte, então é uma série de cuidados que são tomados.

O inverno é um período em que as doações diminuem, o problema é que a necessidade continua a mesma que em outros períodos do ano. Desta forma, a contribuição da sociedade em destinar um pouco de tempo para contribuir com as coletas é essencial na promoção dos atendimentos. Os grupos tem um limite de coletas que podem ser feitas durante doze meses, os homens podem fazer quatro doações no período de um ano e as mulheres três doações.

Segundo o médico e supervisor do setor de produção do Hemocentro, Seme Youssef Reda, a partir de uma bolsa de sangue podem ser retirados quatro componentes para salvar vidas de pacientes e vítimas de acidentes, são eles: Concentrado de Plaquetas, Crioprecipitado, Plasma Fresco Congelado e Concentrado de Hemácias, conhecido como CH. Lembrando que tudo tem uma dose certa, dependendo da necessidade do paciente, explica Reda.

O sangue é um medicamento, com dose e prescrição e é um medicamento que não tem na farmácia para comprar, essa contribuição para a vida depende da boa vontade das pessoas , diz

Anita Ribeiro

Assistente social do Hemocentro, Anita Aparecida Krutsch Ribeiro

Até o dia 3 de setembro, o horário para a realização da coleta de sangue no Hemocentro de Guarapuava é das 8 às 11horas, depois dessa data, a instituição voltará a atender até as 18 horas realizando as coletas. O Hemocentro trabalha com plantação de 24horas prestando atendimento à comunidade.

 

Requisitos para ser um doador de sangue

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

– Os doadores entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados de responsáveis;

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

–  Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).