Irlanda já registra mais de 12 mil casos confirmados de coronavírus

Os casos do novo coronavirus na Irlanda dobraram de uma semana para outra. O que já era esperado pelo Governo irlandês, aconteceu.

Até a última quinta-feira (16), quando também completou um mês desde que o isolamento e distanciamento social iniciou, o Sistema Público Nacional de Saúde da Irlanda registrou 12.547 mil casos do Covid-19. Em Dublin, capital do país os números chegaram a 5.850 confirmações.

As pessoas que se encontram hospitalizadas somam a 1.968 sendo que 280 estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Já os internados que correm risco de morte caiu de 3,9% para 3,5%.  

Na semana passada o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, anunciou que o país irlandês continua em “lockdown” até o dia 05 de maio. Até lá,  representantes de todas as esferas governamentais do país estarão monitorando toda a situação que envolve o Covid-19 para então se reunir e definir se as medidas continuam.

Caso os números de casos e mortes estabilizem será feito um afrouxamento das regras para pensar em um possível retorno em escala das atividades comerciais como um todo. 

A Garda (polícia irlandesa) continua atuando intensificamente em nível nacional o monitoramento para assegurar que as restrições sejam seguidas por toda população.

As pessoas que ultrapassarem o raio de 2 quilometrôs de suas casas para ir até o mercado, fármacia ou praticar exercícios, estará sujeita a uma multa de 2.500 euros ou a detenção de até seis meses de prisão. 

Casos confirmados nas principais cidades do país até 15/04/2020

Dublin (capital): 5.850

Cork: 829

Kildare: 509

Wicklow: 342

Galway: 237

*Jéssica Rocha é jornalista, de Guarapuava, em intercâmbio na Irlanda.

 

 

Deixe um comentário