Inauguração do Hospital Regional para atendimentos de casos de covid-19
Na manhã dessa segunda-feira (13), o governador do Paraná, Ratinho Júnior, visitou o Hospital Regional do Centro-Oeste, Deputado Bernardo Ribas Carli, para a entrega dos leitos destinados ao tratamento dos casos de Covid-19 encaminhados pelos 20 municípios da 5ª regional de Saúde. A infraestrutura conta com 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e 60 leitos de enfermaria. De acordo com o projeto, as obras foram antecipadas devido à pandemia.
“O esforço conjunto entre Governo Federal, Estado, Município e a iniciativa privada permitiu a realização dessa obra. Um leito de UTI não é apenas ter um quarto, um respirador, um monitor e uma cama elétrica. O “oxigênio” é ter uma equipe médica preparada pra fazer tudo o que é necessário e dar conta de salvar as vidas. Nessa pandemia, o mundo inteiro ainda está tentando entender como se trabalha e até que não haja uma vacina, vamos contribuir para entender este novo normal”, afirmou o governador, Ratinho Júnior.
A obra de 17 mil m² iniciou em 2015 e, após um período de paralisação, foi retomada em 2019 para adequações na parte elétrica, telhado, acessibilidade e pavimentos internos. No total, estão sendo investidos R$ 115,47 milhões (61,7 mi do fundo da saúde, 30,49 mi para compra de equipamentos e 23,28 mi para instalação dos leitos da Covid-19). O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, enfatizou a importância da abertura do hospital nesse momento de combate à pandemia após vários anos de reivindicações da comunidade.
“Graças a união de esforços, o Hospital Regional vai ajudar a evitar colapso do sistema de saúde do Estado, atendendo uma região com cerca de meio milhão de pessoas e pacientes de outras regionais, caso necessário. É uma alegria saber que toda essa estrutura continuará beneficiando os paranaenses, após a pandemia, como referência para Urgência e Emergência, com perfil direcionado à ortopedia e trauma, cirurgia geral e clínica médica”, reforçou a deputada estadual, Cristina Silvestri.
O Hospital Erasto Gaertner, administrador do Hospital Regional durante os próximos seis meses, contratou 139 profissionais para iniciar as atividades. A internação de pacientes com Covid-19 deve começar nos próximos dias e o hospital poderá receber pessoas de outras regiões do Estado. “Em 30 anos, o Paraná credenciou 1200 leitos de UTI, nós, em 120 dias, credenciamos 893. Independentemente de quem tenha começado a obra, o governo sente orgulho de finalizá-la e fazer a entrega. Aqui serão 20 leitos de UTI, talvez 30, caso haja necessidade, e tenho a certeza que todos serão atendidos com dignidade e respeito, gratuitamente por meio do SUS”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
A área exclusiva para atendimento da Covid-19 será isolada do restante do centro médico para continuidade da segunda fase do Hospital Regional do Centro-Oeste, com entrega prevista para o primeiro trimestre de 2021. Quando concluída, a capacidade total do HR será de 30 leitos de UTI adulto e 80 leitos de enfermaria clínica.