Hospital Regional de Guarapuava terá 100 leitos exclusivos para o combate à covid-19

O governador Ratinho Junior esteve em Guarapuava, na última terça-feira (14) para vistoriar as obras do Hospital Regional, que atenderá, exclusivamente, pacientes com a Covid-19. Ratinho Junior destacou que a obra tinha previsão de entrega para dezembro, mas que o Governo do Estado vai antecipar sua abertura, que deverá estar funcionando em até 45 dias.

Segundo Ratinho, a abertura da unidades, que contará com 100 leitos, será justamente no período em que a pandemia deverá ser mais crítica no estado. “É uma força-tarefa, algo que só é possível com a união de todos, com o objetivo de salvar vidas”, afirmou o governador. “Essas unidades hospitalares já eram realidade antes da pandemia. O Governo do Estado já trabalhava para levar a saúde mais perto das pessoas. Agora são antecipados para dar uma resposta eficiente no momento de crise”, disse ele.

Conforme o Governo, neste primeiro momento serão 30 leitos de UTI e 80 leitos de enfermaria, divididos em dois andares do hospital. A segunda fase, com finalização em dezembro, prevê outros 10 leitos de UTI e mais 40 de enfermaria. O investimento por parte do Governo do Estado é de R$ 57,3 milhões.

A estrutura do Hospital Regional de Guarapuava será mais uma ferramenta no enfrentamento à Covid-19. “O hospital de campanha de Guarapuava será aqui. Teremos 20 leitos de UTI e 80 para enfermaria, nessa estrutura que será mais um reforço para toda a Região Central do Estado no enfrentamento à Covid-19. É uma força tarefa dos nossos profissionais, Sanepar, Copel e Prefeitura, que nos ajuda muito a acelerar e iniciar o funcionamento aqui. Guarapuava já é um polo para toda a região e ganhará agora essa musculatura na área da saúde para o enfrentamento”, declarou o governador.

Com mais de 90% da obra pronta, três andares, dos seis totais, farão o atendimento. Será liberado o funcionamento no térreo, primeiro andar para atendimentos de UTI e o terceiro para enfermaria. “A abertura e funcionamento de parte do Hospital Regional, é fundamental neste momento, para que possamos oferecer uma estrutura eficiente não só para Guarapuava, mas para a região. O atendimento exclusivo de pacientes da Covid-19 será um reforço e auxílio para a eficiência do atendimento à saúde que já é feito nos Hospitais São Vicente e Santa Tereza, em Guarapuava.  Mais uma vez, o governador Ratinho mostra sensibilidade com Guarapuava e nossa Região”, enfatizou o prefeito Cesar Filho.

O prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho, lembrou que o centro hospitalar vai praticamente dobrar o número de leitos de UTI na cidade. “Esse hospital é algo esperado há anos por todos aqui. Essa é uma resposta e importante por parte do Governo”, ressaltou.

Pós-Pandemia – Para Rainho Junior, após a crise, a estrutura de Guarapuava será referência para Urgência e Emergência, com perfil direcionado a ortopedia e trauma, cirurgia geral e clínica médica, beneficiando 20 municípios da região. “Esse hospital faz parte da política de descentralização do atendimento à saúde no Paraná, com o fortalecimento de todas as regiões. Estrutura que agora fica à disposição do enfrentamento ao coronavírus”, declarou.

O governador informou que a Secretaria da Saúde vai organizar nas próximas semanas um chamamento público a entidades que queiram se credenciar para administrar o complexo. A modalidade é permitida pela legislação em momentos de calamidade pública como agora.

A vencedora ficará encarregada, ainda, em aparelhar o hospital por completo. A manutenção do centro médico quando finalizado é estimado em R$ 4,1 milhões por mês. Serão 370 profissionais de saúde atuando no complexo.

Deixe um comentário