Guarapuava teve mutirão de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

Ação contou com exames clínicos, com o objetivo de diagnosticar suspeitas da doença

No último sábado (22), no calçadão da Rua XV de Novembro, em frente à Praça 9 de Dezembro, estudantes da Unicentro distribuíram panfletos e forneceram orientações sobre câncer de cabeça e pescoço. Além disso, realizaram exames para diagnosticar a possibilidade da doença. O exame consiste na inspeção da cavidade oral e da pele do rosto e pescoço em busca de lesões suspeitas de malignidade, não sendo, invasivo e nem doloroso.

Durante todo o mês de julho, várias ações foram realizadas para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. Afinal, o câncer de cabeça e pescoço engloba tumores malignos que aparecem em diversos locais, como olhos, nariz, boca, além de faringe, laringe, tireoide e pele do rosto, do pescoço e do couro cabeludo.

“Esta é uma ação necessária. Sabemos da importância do diagnóstico precoce do câncer. É de fundamental importância que a população fique atenta e receba a orientação correta sobre a doença”, enfatizou a secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni.

É necessário ficar atento aos seguintes sinais: rouquidão, dor ou desconforto ao deglutir, feridas na cavidade oral e lábios e nódulos cervicais, que apresentem duração maior de 30 dias. O diagnóstico precoce salva vidas e alivia o tratamento.

“Esta ação de hoje é para prevenir o câncer de cabeça e pescoço, além de identificar possíveis lesões, sinais ou sintomas que o paciente possa ter e não consiga perceber em casa ou não tenha acesso a um médico. Este tipo de câncer não é muito falado, porém ele é muito agressivo e silencioso”, afirmou a estudante do quinto período de medicina, Maria Izabel Beloti.

O evento foi organizado pela Liga Acadêmica de Anatomia Humana Aplicada (LAAHA), Liga Acadêmica de Oncologia (LAONCO), Instituto de Pesquisa do Câncer (IPEC), Cilla Tech Park, UNICENTRO e Instituto Prime, com apoio da Prefeitura de Guarapuava, Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e  Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava.

Câncer de cabeça e pescoço no Brasil

No Brasil, o câncer de cabeça e pescoço é o quinto tipo de câncer mais comum. Estima-se que ocorrerão cerca de 704 mil novos casos de câncer no Brasil a cada ano do triênio 2023-2025.

São registrados cerca de 41 mil novos casos da neoplasia por ano, a qual acometeu mais de 13 mil brasileiros em 2019. No Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 50% dos pacientes com essa doença chegam ao diagnóstico em estágio avançado, o que piora drasticamente o prognóstico (INCA).