Nesta sexta-feira (23), a Secretaria de Saúde de Guarapuava (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou o Mutirão de Combate à Dengue em diversos bairros da cidade. A ação ocorre em parceria com a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG), 26° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), organizações acadêmicas e Centros de Ensino.
A ação tem como intuito conscientizar a população sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, a fim de prevenir a propagação da dengue no Município.
“Como já se sabe, estamos com infestação do mosquito Aedes Aegypti em nossa cidade. Já temos casos da doença em Guarapuava. Por isso, precisamos redobrar os cuidados, para garantir a segurança de todos. Pedimos à população para que mantenha os terrenos limpos, sem reservatório de água parada. Além disso, nossos Agentes de Endemias estão realizando um intenso trabalho”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava, Bruna Tembil Batista.
“Por isso, pedimos também para que a população receba-os em suas residências para vistoria. Por fim, atenção aos sintomas. Caso apresente febre, dores no corpo, dor atrás dos olhos, vômitos, diarreia e manchas na pele, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima”, completou a diretora.
As equipes lideradas por agentes de endemias (ACE) e de saúde (ACS), acompanhadas das demais instituições parceiras, estiveram presentes em diversos quarteirões da cidade. Além de levar informação e orientação sobre medidas preventivas aos moradores, a ação visa limpar os locais de proliferação do Aedes Aegypti, eliminando os focos do mosquito.
“Hoje iniciou-se o primeiro mutirão, onde foi elencado os locais mais críticos da cidade. Porém, nos próximos dias os Agentes de Endemias e de Saúde continuarão executando o mesmo trabalho em outras localidades, pois nosso objetivo é atingir 100% do município e da população”, explicou a responsável pelo setor de Vigilância Ambiental em Saúde de Guarapuava, Sabina Curi.
“Nós sempre tomamos cuidado para não deixar água parada. Limpamos o quintal e vasos de planta diariamente. Acredito que se todos fizerem a sua parte, e tomar esses cuidados em suas casas, nós vamos erradicar essa doença novamente. Portanto, se todos colaborarem, tenho certeza de que vamos conseguir vencer”, disse Elaine Campos dos Santos, moradora do Bairro Planalto.
Os números da dengue em Guarapuava
Segundo a Secretaria de Saúde, atualmente, Guarapuava conta com 231 casos notificados, ou seja, suspeitos da Doença. Destes, 35 casos importados foram confirmados, um deles deu positivo para Chikungunya. Casos que já foram descartados somam 97, e em investigação 97. Destes, seis são autóctones, que são aqueles contraídos no próprio Município.