Foto: Redação
Na noite desta terça-feira (24), foi inaugurado o Creag (Centro de Reprodução Assistida de Guarapuava), pioneiro no oferecimento do que há de mais avançado no diagnóstico, tratamento da infertilidade, e preservação da fertilidade humana. O centro é um projeto idealizado pelos médicos Helio Delle Donne Jr. e Ricardo Ditzel Delle Donne, pai e filho, os quais possuem know-how na área da ginecologia-obstetrícia e medicina reprodutiva. A infertilidade acomete mulheres e homens.
Nas mulheres as causas vão desde problemas como obstruções ou lesões das trompas de falópio, anomalias uterinas e cervicais ou problemas ovulatórios, doenças como endometriose, menopausa precoce e ainda o fator da idade superior a 35 anos. No caso dos homens, são alterações nos testículos, obstrução de dutos, patologias na próstata, alterações na ejaculação ou ereção, e alterações no esperma. Há também as causas mistas ou combinadas nas quais os dois membros do casal são responsáveis, ou ainda não há nenhuma causa identificável.
Todos esses distúrbios que prejudicam a fertilidade encontram tratamentos no Creag, por meio de métodos de menor e de maior complexidade. Nas salas preparadas dentro dos mais altos padrões de qualidade, higiene e limpeza, uma equipe de profissionais capacitada tem à disposição todo um aparato de equipamentos de última geração para oferecer resultados, segurança e conforto para os pacientes. Aqui, os especialistas acompanham permanentemente as inovações no campo das pesquisas dos principais centros mundiais de fertilidade, para que possam aplicar com excelência os conhecimentos e técnicas de reprodução humana, por meio de uma compreensão ímpar da biologia, e de um atendimento personalizado.
Dentre as técnicas ou tratamentos menos complexos que o centro dispõe estão o coito programado, e as mais complexas estão a inseminação artificial; fertilização in vitro; injeção intracitoplasmática (ICSI); eclosão assistida; cultura de blastócito; PGD/PGS Diagnóstico Genético Pré-implantacional; doação e congelamento de óvulo; congelamento de embriões e de sêmen, e separação de sêmen de pacientes HIV positivo. Técnicas avançadas que podem, por exemplo, permitir postergar a maternidade, seja por motivos de doenças como Aids, câncer, ou ainda, identificar possíveis malformações no embrião, em todos os cromossomos.
Guarapuava foi especialmente escolhida para ser o endereço deste centro, como forma de trazer inovação, e fazer um agradecimento pelas conquistas dos profissionais. Estou em Guarapuava há mais de 30 anos praticando ginecologia-obstetrícia, e sentia dificuldade por não oferecer esses tratamentos. Agora, as pessoas não precisarão mais se deslocar até grandes centros para buscar a realização desse sonho, diz o médico Helio Delle Done Jr.
O objetivo foi trazer essa tecnologia para a cidade em que nasci e aprendi a amar, que tem crescido muito em todas as áreas, e com a qual queremos compartilhar esse conhecimento, diz Ricardo
Para o prefeito Cesar Silvestri Filho, esse é um momento de conquista para a cidade e vai facilitar a realização do sonho de muitas pessoas. “Ao invés das pessoas se deslocarem a grandes centros em busca de realizar seu sonho, vamos receber pessoas que vão encontrar aqui inovação e tecnologia. Parabenizo à diretoria que acredita e investe em Guarapuava”, afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho.