Gripe: segunda etapa da vacinação será nesta terça

A partir desta terça-feira (28) mais de 8.400 doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Cisgap.

Segundo o Ministério da Saúde, serão imunizados, neste momento, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, mediante apresentação de documento comprobatório da profissão.

Como explicou a chefe do departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade, os portadores de doenças crônicas devem levar laudo médico ou receita do medicamento de uso contínuo, com data de até 90 dias nas receitas.

“Vale lembrar que idosos e profissionais de saúde que não foram vacinados na etapa anterior também podem se imunizar agora”, destacou a chefe.

De acordo com a secretaria de Saúde, as  vacinas serão aplicadas com sistema de distribuição de senhas, para evitar aglomerações e preservar o distanciamento social. Sendo assim, a fila de espera obedecerá ao número de doses disponíveis em cada unidade.

Nesta etapa, conforme o Ministério da Saúde, as categorias de doenças crônicas que devem garantir a prevenção com a vacina, sendo elas: doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas crônicas, renais crônicas, hepáticas crônicas e neurológicas crônicas.

Outras condições clínicas também são citadas como diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

Deixe um comentário

Doação de sangue ganha reforço em Guarapuava antes do feriado da Páscoa

Prefeitura e Hemocentro orientam sobre critérios, agendamento e cuidados para doar com segurança nesta semana de agenda especial

A Prefeitura de Guarapuava e o Hemocentro fazem um chamado geral à população para a doação de sangue pré feriado prolongado. A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas e por isso reforçamos o nosso compromisso com a saúde pública ao relembrar a comunidade sobre a necessidade de ser um doador.

Nesta semana, devido às datas comemorativas da Páscoa, o Hemocentro está com uma agenda adaptada. No sábado (19), os doadores serão recebidos, com preferência para o agendamento de doadores do sexo masculino. Isso porque é possível coletar até 9 ml de sangue por quilo corporal, o que, em geral, permite que as bolsas de sangue dos homens tenham um volume maior. Assim, é possível otimizar a produção de concentrado de hemácias, plasma e plaquetas.

“Em mulheres com menos de 60 kg, a bolsa pode apresentar um volume inferior ao adequado, e, nesses casos, a produção de plaquetas têm maior chance de não atingir o padrão de qualidade necessário”, explicou o diretor do Hemocentro Regional de Guarapuava, Rhony Cássio Moreira.

Para garantir que o processo ocorra com segurança e organização, o Hemocentro de Guarapuava reforça que o atendimento é feito somente mediante agendamento prévio, evitando assim filas e superlotação.

Mas nem todas as pessoas estão aptas a doar sangue e, por isso, é fundamental conhecer os critérios que podem impedir a doação. Não podem doar pessoas que:

  • Possuam doenças cardíacas ou diabetes;
  • Tenham tido hepatite após os 10 anos de idade;
  • Tomaram vacinas nos últimos 30 dias;
  • Estão em tratamento médico ou fazem uso de medicamentos contínuos;
  • Usam hormônios esteroides anabolizantes;
  • Apresentam alterações nos níveis de ferro no sangue;
  • Tiveram dengue ou contato com alguém diagnosticado com a doença nos últimos 30 dias;
  • Realizaram cirurgias recentemente;
  • Passaram por procedimentos odontológicos no último mês;
  • Fizeram exames como endoscopia ou colonoscopia nos últimos meses;
  • Possuem tatuagem, piercing, acupuntura ou micropigmentação recente;
  • Mudaram de parceiro(a) sexual nos últimos seis meses.

Essas regras seguem as diretrizes da Resolução nº 0043/2010 da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), que também determina a obrigatoriedade da assinatura de um termo de consentimento e responsabilidade antes da coleta de sangue.

Para realizar a doação com segurança e conforto, é importante:

  • Dormir pelo menos seis horas na noite anterior;
  • Evitar alimentos gordurosos;
  • Ingerir, no mínimo, dois litros de água no dia anterior e no dia da doação;
  • Não estar em jejum no momento da coleta;
  • Levar documento de identificação com foto.

Agendamento Os interessados em contribuir com a doação de sangue devem agendar um horário com o Hemocentro. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp no número (42) 98878-6311 ou pelos telefones fixos (42) 3621-3678 e (42) 3621-3679.