Gripe: Estado distribui mais 284 mil vacinas para os municípios

A secretaria de Estado da Saúde (Sesa) finaliza nesta terça-feira (24) a distribuição de mais uma remessa da vacina contra a gripe para todos os municípios do Paraná. O envio deste segundo lote, de 284 mil doses, começou ontem, assim que chegaram do Ministério da Saúde.

O Paraná já recebeu 806 mil doses para a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, iniciada nesta segunda-feira (23) e que segue até 22 de maio. O primeiro lote, com 522 mil doses, foi entregue aos municípios antes do início da campanha. A distribuição para as secretarias municipais acontece por meio das 22 Regionais de Saúde do Estado.

Para a campanha deste ano, o ministério adotou a estratégia de distribuição em vários lotes durante as 14 semanas da campanha. Nos próximos dias, a secretaria estadual deve receber o terceiro, com mais 213 mil doses e, da mesma forma, distribuirá aos municípios seguindo o critério de quantitativo proporcional à população.

Segundo o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, o Governo do Estado garante que serão doses suficientes ao longo da campanha para os grupos prioritários. “A previsão é de 3,8 milhões no total, de acordo com o nosso público-alvo. Neste momento, na primeira fase, os grupos prioritários para receber a vacina são os idosos, acima de 60 anos, e os trabalhadores da saúde”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

A segunda etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, será a partir de 16 de abril e abrangerá professores, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais.

A terceira e última fase começa em 9 de maio, com a imunização de crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que comprem medidas socieoeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que o esquema de vacinação é organizado pelas secretarias municipais.

 

Deixe um comentário

Doação de sangue ganha reforço em Guarapuava antes do feriado da Páscoa

Prefeitura e Hemocentro orientam sobre critérios, agendamento e cuidados para doar com segurança nesta semana de agenda especial

A Prefeitura de Guarapuava e o Hemocentro fazem um chamado geral à população para a doação de sangue pré feriado prolongado. A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas e por isso reforçamos o nosso compromisso com a saúde pública ao relembrar a comunidade sobre a necessidade de ser um doador.

Nesta semana, devido às datas comemorativas da Páscoa, o Hemocentro está com uma agenda adaptada. No sábado (19), os doadores serão recebidos, com preferência para o agendamento de doadores do sexo masculino. Isso porque é possível coletar até 9 ml de sangue por quilo corporal, o que, em geral, permite que as bolsas de sangue dos homens tenham um volume maior. Assim, é possível otimizar a produção de concentrado de hemácias, plasma e plaquetas.

“Em mulheres com menos de 60 kg, a bolsa pode apresentar um volume inferior ao adequado, e, nesses casos, a produção de plaquetas têm maior chance de não atingir o padrão de qualidade necessário”, explicou o diretor do Hemocentro Regional de Guarapuava, Rhony Cássio Moreira.

Para garantir que o processo ocorra com segurança e organização, o Hemocentro de Guarapuava reforça que o atendimento é feito somente mediante agendamento prévio, evitando assim filas e superlotação.

Mas nem todas as pessoas estão aptas a doar sangue e, por isso, é fundamental conhecer os critérios que podem impedir a doação. Não podem doar pessoas que:

  • Possuam doenças cardíacas ou diabetes;
  • Tenham tido hepatite após os 10 anos de idade;
  • Tomaram vacinas nos últimos 30 dias;
  • Estão em tratamento médico ou fazem uso de medicamentos contínuos;
  • Usam hormônios esteroides anabolizantes;
  • Apresentam alterações nos níveis de ferro no sangue;
  • Tiveram dengue ou contato com alguém diagnosticado com a doença nos últimos 30 dias;
  • Realizaram cirurgias recentemente;
  • Passaram por procedimentos odontológicos no último mês;
  • Fizeram exames como endoscopia ou colonoscopia nos últimos meses;
  • Possuem tatuagem, piercing, acupuntura ou micropigmentação recente;
  • Mudaram de parceiro(a) sexual nos últimos seis meses.

Essas regras seguem as diretrizes da Resolução nº 0043/2010 da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), que também determina a obrigatoriedade da assinatura de um termo de consentimento e responsabilidade antes da coleta de sangue.

Para realizar a doação com segurança e conforto, é importante:

  • Dormir pelo menos seis horas na noite anterior;
  • Evitar alimentos gordurosos;
  • Ingerir, no mínimo, dois litros de água no dia anterior e no dia da doação;
  • Não estar em jejum no momento da coleta;
  • Levar documento de identificação com foto.

Agendamento Os interessados em contribuir com a doação de sangue devem agendar um horário com o Hemocentro. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp no número (42) 98878-6311 ou pelos telefones fixos (42) 3621-3678 e (42) 3621-3679.