Gripe: campanha de vacinação tem nova etapa nesta sexta-feira
De acordo com a prefeitura, nesta sexta-feira (03), 4.500 novas doses de vacina contra a gripe estarão disponíveis em Guarapuava para imunizar idosos e profissionais da saúde, público alvo desta primeira etapa da campanha nacional.
De acordo com o secretário de Saúde, Celso Goes, dessa vez, a vacina será ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Cisgap. “Além disso, também teremos equipes vacinando pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida em suas próprias casas”, explicou o secretário. A aplicação de vacinas para acamados pode ser solicitada por telefone nas UBS, com apresentação de nome e endereço. A partir desse mapeamento, os profissionais da Secretaria de Saúde iniciarão o deslocamento até as casas para imunização.
A vacinação começará amanhã, às 9h, e seguirá enquanto houver doses disponíveis, já que esta é a última remessa enviada pelo Ministério da Saúde, voltada ao grupo de idosos e profissionais da área, explicou a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade. “Pedimos novamente a colaboração da população para evitar aglomerações. Todos os procedimentos de prevenção ao Covid-19 serão tomados, como fizemos em todos os dias de vacinação “, explicou a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade. Em todas as unidades as vacinas serão aplicadas mediante distribuição de senhas.
Para se imunizar é necessário ter em mãos um documento com foto, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), carteira de vacinação e o crachá de identificação para os profissionais da saúde. A campanha de vacinação seguirá até 22 de maio, de acordo com as etapas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Confira abaixo, o próximo grupo priorizado na imunização:
A partir de 16 de abril: doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento
A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto (até 45 dias), população indígena, portadores de condições especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.