Governo do Estado prepara força-tarefa de combate à dengue
O Paraná prepara para esta semana o lançamento de uma força-tarefa de combate à dengue em todo o Estado. As ações foram definidas nessa quinta-feira (12) em reunião no Palácio Iguaçu entre o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e os demais integrantes do secretariado, autarquias e empresas públicas estaduais. Está previsto a criação de um grupo permanente contra a proliferação da doença.
Segundo Guto Silva, o objetivo é mobilizar todo o governo em uma grande campanha de orientação e prevenção, além de atividades como palestras informativas e ações de campo em busca de criadouros em todos os municípios. Para ele, é importante fazer com que a informação chegue ao maior número de paranaenses possíveis, numa verdadeira guerra contra a dengue.
O mutirão contará com professores e alunos da Rede Estadual de Ensino, profissionais da saúde e agentes de segurança pública, além de funcionários da Sanepar e Copel. O objetivo é disseminar em todo o Paraná informações de combate ao mosquito Aedes aegypti para a população.
O Governo do Paraná está unido no combate contra a dengue. Podemos ter uma grande epidemia da doença, o que nos coloca em alerta total, buscando a prevenção, disse Beto Preto, secretário estadual da Saúde. Queremos alertar a comunidade paranaense para a gravidade do assunto. Convocá-la para entrar em campo nesta luta contra a dengue, acrescentou.
Boletim – O momento é preocupante porque, de acordo com o mais recente boletim semanal epidemiológico divulgado na terça-feira (10) pela Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná registra 2.631 casos confirmados, 762 a mais que na semana anterior. O montante é 2.500% superior ao mesmo período do ano passado, aponta a secretaria.
O caso que requer maior atenção é do município de Nova Cantu, na região Centro-Oeste. A cidade, com cerca de 7 mil habitantes, tem 283 casos de dengue e duas mortes confirmadas. É um número preocupante, muitas cidades vivem epidemia de dengue, e só com a participação da população vamos reduzir esses casos, disse Beto Preto.
Epidemia – Além de Nova Cantu, outros 9 municípios estão em situação de epidemia: Quinta do Sol, Inajá, Santa Isabel do Ivaí, Ângulo, Colorado, Floraí, Uniflor, Doutor Camargo e Florestópolis.
Há outras cidades ainda em situação de alerta: Lindoeste, Juranda, Douradina, Cianorte, Indianópolis, São Carlos do Ivaí, Flórida, Munhoz de Mello, Leópolis, Uraí, Jesuítas, Diamante do Norte, Paranacity e Sertaneja.
Ações – Mesmo antes do início da força-tarefa, o Governo do Estado organizou ações em todo o Paraná, envolvendo as Regionais de Saúde e as secretarias municipais.