Farmácia Escola: usuários do SUS têm direito a medicação gratuita

A parceria firmada entre a secretaria municipal de Saúde e o Departamento de Farmácia da Unicentro mantém um ponto de distribuição de medicamentos no Cedeteg. Na Farmácia Escola, os usuários podem retirar qualquer um dos 83 medicamentos da lista disponibilizada pelo SUS, como antibióticos, vitaminas, anti-hipertensivos, incluindo remédios psicotrópicos, entre outros.

O coordenador da Farmácia Central do Município, Edemur Morales, explicou que os medicamentos psicotrópicos, popularmente chamados de controlados, podem ser dispensados apenas com a presença de um farmacêutico. “Em nossa rede pública de saúde, os psicotrópicos só estão disponíveis na Farmácia Central e nesse ponto de entrega do Cedeteg.

Com essa parceria, moradores da região não precisam se deslocar até o centro da cidade. Isso também é importante para a formação dos futuros profissionais do curso de Farmácia, que aprendem na prática como funciona a atenção farmacêutica, sempre orientada por um professor”, disse Edemur.

A integração entre o poder público e as instituições de ensino também é fortalecida ao proporcionar maior facilidade de acesso aos serviços e conhecimentos práticos aos estudantes. “Aqui temos uma ideia do mercado de trabalho. Nós atendemos e orientamos os pacientes e, com isso, podemos aplicar os conhecimentos desenvolvidos na graduação, além de acrescentar as vivências do dia a dia de uma farmácia.”, afirmou a graduanda do curso de Farmácia da Unicentro, Nathalia Miotto Bernardes Alves.

Para retirada do medicamento, é necessário apresentar o receituário médico. Veja na galeria de fotos abaixo, a lista de medicamentos disponíveis, em ordem alfabética.

Serviço:

A Farmácia Escola fica no Cedeteg, na rua Simeão Varella de Sá, 03. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Para saber mais, entre em contato pelo telefone 3629-8149.

 

Deixe um comentário

Dengue: Paraná registra mais seis óbitos e 5.181 novos casos

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 99.585 notificações, 25.231 diagnósticos confirmados e 19 mortes

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (01) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados 5.181 novos casos da doença e seis óbitos.

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 99.585 notificações, 25.231 diagnósticos confirmados e 19 mortes.

Os novos óbitos registrados ocorreram entre janeiro e março. São cinco mulheres e um homem, com idades entre 29 e 92 anos, sendo que apenas um dos pacientes, uma mulher de 29 anos, não apresentava comorbidades.

Os pacientes residiam nos municípios de Nova Londrina e Querência do Norte (14ª Regional de Saúde de Paranavaí), Arapongas (16ª RS Apucarana), Porecatu e Florestópolis (17ª RS de Londrina) e Ribeirão do Pinhal (18ª RS de Cornélio Procópio).

No total, 392 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 327 possuem casos confirmados.

As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (6.375); 17ª RS de Londrina (5.634); 15ª RS Maringá (2.707); 12ª RS de Umuarama (2.002) e 19ª RS Jacarezinho (1.386).

Outras Arboviroses – A publicação traz ainda dados sobre Chikungunya e Zika, doenças que também têm como vetor o mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 1.085 casos de Chikungunya, com um total de 2.879 notificações da doença no Estado. Quanto ao Zika Vírus, até o momento foram registradas 32 notificações, sem casos confirmados.

Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.