Por meio de uma importante parceria, acadêmicos de Enfermagem da UniGuairacá Centro Universitário atuam no atendimento a pessoas com sintomas de Covid em Guarapuava, de forma totalmente gratuita.
A iniciativa do ambulatório partiu dos médicos Edson Bruck, Letícia Domingues e Cristian Manuel Zarate Gonzalez, seguindo o modelo de Londrina. Todos são voluntários na ação.
Os atendimentos começaram na última terça-feira, 09, e são voltados a pacientes que apresentam os sintomas iniciais da doença. Para Cristian, o retorno tem sido gratificante.
“São realizados, em média, 20 atendimentos por dia. Tem sido bastante positivo para a população. Muitas pessoas têm nos procurado para consultar e também para fazer doações, ajudar de alguma forma”.
De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem na UniGuairacá, professora Talita Bischof, a parceria surgiu logo no início do projeto. “Analisando todo o contexto, nos colocamos à disposição para ajudar, visto que nesse momento caótico que o nosso país está passando com a pandemia, devemos nos unir”.
A professora explicou que acadêmicos da instituição atuam nas orientações aos pacientes e no auxílio aos médicos durante as consultas, com atividade de anamnese e verificação dos sinais vitais.
“O objetivo do ambulatório é desafogar as urgências e emergências e até mesmo os internamentos hospitalares, ajudando a aliviar o sistema que hoje está em colapso. Estamos aqui para somar e ajudar nesse momento tão difícil”.
Serviço:
Os atendimentos acontecem nas antigas instalações do Conteza, situado à rua Arlindo Ribeiro, 1276. Os interessados devem entrar em contato pelo número (42) 98842-5336 para agendamento.