Dezembro Vermelho: Guarapuava promove ações de prevenção e testagem do HIV/AIDS
A programação ocorre nos dias 28 e 29 de novembro e 2 de dezembro, por meio da parceria entre o SAE e as Unidades Básicas de Saúde
O dia 1° de dezembro foi estabelecido, há 31 anos, como o Dia Mundial da Luta contra a Síndrome da Imunodeficiência Humana (AIDS) pela Assembleia Geral das Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). Desde então, a data é voltada para o combate ao preconceito e ao estigma em torno da doença. Neste mês, são promovidas, pela Prefeitura de Guarapuava, ações, em detrimento da doença, como a prevenção e testagem do HIV/AIDS.
A AIDS é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2023, estima-se que cerca de um milhão de pessoas vivem com HIV no Brasil, sendo que 650 mil são do sexo masculino e 350 mil do sexo feminino. Hoje, é possível fazer a prevenção e o tratamento de infecções como a AIDS e o HIV.
Em Guarapuava, a população pode contar com o Serviço de Assistência Especializada (SAE), que concentra seus esforços em áreas essenciais como HIV, AIDS, hepatites, tuberculose e hanseníase. “O trabalho do SAE em Guarapuava é um exemplo de acolhimento e cuidado, mostrando que, com informação, apoio e respeito, podemos vencer o preconceito e oferecer mais qualidade de vida a quem precisa”, comentou o prefeito Celso Góes.
“Convido toda a comunidade a participar da nossa campanha de Dezembro Vermelho. No dia 1° de dezembro é comemorado mundialmente o dia de combate e luta contra o HIV e a AIDS e toda a comunidade está convidada a participar, realizando suas testagem nas unidades de saúde. Conheça o serviço do SAE, realize sua testagem, saiba o seu diagnóstico e faça o tratamento”, disse a enfermeira e coordenadora do SAE, Ângela Maria de Camargo.
O SAE é formado por uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e outros profissionais, que trabalham de forma interdisciplinar para proporcionar um atendimento completo. A abordagem vai além da doença, considerando o contexto e as necessidades individuais de cada paciente.
A programação ocorre nos dias 28 e 29 de novembro e 02 de dezembro, a equipe do SAE realizará ações em alusão ao Dia Mundial da Luta contra a AIDS, em parceria com as equipes de atenção básica à saúde.
Confira o cronograma:
Dia 28/11 – Ações de orientação e testagem
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Locais: UBS Campo Velho – R. Adão Joel Dala Rosa, 60 – Boqueirão
29/11 – Dia D de testagem – Realização de testes rápidos de HIV/Aids, Sífilis, Hepatites B e C – (Resultado entregue na hora de forma sigilosa)
Horário: Das 8h às 12h e das 13h às 17h
Locais: UBS Colibri, Jardim das Américas, Jordão, Centro, Santa Cruz, Residencial 2000, Xarquinho I e Rio das Pedras, e SAE (Rua Presidente Getúlio Vargas, 1981, Centro)
Horários: 13h às 17h
Locais: UBS Boqueirão, Jardim das Américas, Entre Rios I e II, Primavera, Centro, Santa Cruz, Residencial 2000, Xarquinho I e Rio das Pedras, e SAE
Ação de prevenção – distribuição de autotestes, preservativos e panfletos informativos
Local: Rua XV de Novembro, em frente às Casas Pernambucanas
Horário: 10h às 15h
01/12 – Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
Dia 02/12 – Ações de orientação e testagem
Horário: 8h às 12h
Locais: UBS Concórdia, Feroz, Jardim das Américas, Morro Alto, São Cristóvão, Santana, Paz e Bem, Planalto, Residencial 2000, Vila Bela, Xarquinho II, Guairacá, Guará e Palmeirinha, e SAE
Horário: 13h às 17h
Locais: UBS Adão Kaminski, Bonsucesso, Araucária, Jardim das Américas, Vila Carli, São Miguel, Residencial 2000, Vila Bela e Xarquinho II, e SAE
Ação de prevenção
Horário: 08h às 12h
Local: UBS Tancredo Neves
Horário: 13h às 17h
Local: UBS Recanto Feliz
Além disso, o teste rápido está disponível durante o ano todo nas Unidades de Saúde do Município e no SAE, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 17h.
Não é necessário agendamento prévio para testagem. Para consultas de pacientes já diagnosticados, o agendamento é realizado para otimizar o atendimento.