A Vigilância Ambiental em Saúde divulgou, nessa terça-feira (30), o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti (LIRAa). Os dados coletados, que mostram uma queda, são referentes aos cinco meses de 2023 (de janeiro a maio) e permitem o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas em Guarapuava.
Desta vez, o índice ficou em 0,4%, que aponta o momento como satisfatório. No entanto, a coordenadora do Programa Nacional de Controle à dengue no município (PNCD), Sabina Curi, ressaltou que é preciso que todos fiquem alerta, uma vez que o número de casos suspeitos em outros municípios tiveram aumento significativos.
“O nosso índice de infestação baixou para 0,4%, mas, os casos notificados suspeitos de outros municípios, aumentaram significativamente. Por isso, continuamos em alerta. No entanto, este índice é satisfatório e mostra que nossas ações de combate ao mosquito estão sendo eficazes”, sublinhou Sabrina.
A coordenadora contou, ainda, que em 2023 foram notificados 121 imóveis e, destes, 14 tiveram confirmação para dengue e três para Chikungunya. Das notificações, nove delas aguardam resultados e 95 foram descartadas. “Todos esses casos confirmados são importados de outros municípios. Por isso, é muito importante que mantenhamos nosso estado de alerta e tomemos todos os cuidados”, salienta.
De 8 a 25 de maio, equipes de controle visitaram 3178 imóveis e coletaram 12 amostras.