Covid-19: Todos os grupos prioritários são recomendados a tomar a bivalente

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) recomendou, nesta segunda-feira (20), a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para todos os grupos prioritários em locais onde há doses disponíveis. A orientação segue as recomendações de Ofício Circular da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.

Inicialmente, o governo federal determinava que as doses de bivalente deveriam ser aplicadas de maneira escalonada – concluindo um grupo para iniciar a vacinação em outro e assim por diante.

Agora, segundo o documento, considerando a entrega oportuna dos imunobiológicos pelos fornecedores e a capacidade operacional de distribuição de doses aos estados, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação para todos os contemplados dentro dos grupos prioritários, sem escalonamento.

Desde o início da vacinação com a bivalente da Pfizer/BioNTech, o Paraná recebeu pouco mais de 1 milhão de doses. Distribuídas aos municípios, essas vacinas foram destinadas para parte dos grupos prioritários, mas, de acordo com o Vacinômetro Nacional, apenas 203 mil foram aplicadas.

“Acreditamos que hoje no Paraná tenham sido aplicadas cerca de 25% das doses enviadas, considerando o tempo entre a aplicação e o registro no sistema. Este número é muito baixo e, por isso, agora orientamos que os municípios que possuem doses disponíveis ampliem essa imunização para todos os grupos prioritários”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Os grupos prioritários incluem idosos acima de 60 anos, pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência a partir de 12 anos e trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos (também a partir de 12 anos), indígenas, ribeirinhos e quilombolas (acima de 12 anos), gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários dessas unidades.

Para abranger integralmente toda a população elencada como prioritária nos grupos determinados, o Paraná precisa de 2,6 milhões de doses. Destas, 1.029.876 já foram entregues e distribuídas. Agora, o Estado aguarda o envio de mais 1,5 milhão de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

São Vicente Cidade dos Lagos realiza cirurgias robóticas neste fim de semana

Hospital utiliza o robô Da Vinci, a tecnologia mais avançada do mundo para intervenções cirúrgicas minimamente invasivas

Pacientes de diferentes municípios da Região de Guarapuava serão beneficiados neste fim de semana com cirurgias robóticas no Hospital São Vicente Cidade dos Lagos, utilizando-se do robô Da Vinci, a tecnologia mais avançada do mundo para intervenções cirúrgicas minimamente invasivas. São cinco cirurgias, iniciando na manhã desta sexta-feira (21) e estendendo-se até domingo.

Os procedimentos serão coordenados pelo cirurgião-oncologista Diogo Castoldi, acompanhado pelo “proctor” dr. Flávio Takeda, cirurgião do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Os cirurgiões serão auxiliados pela equipe do Centro Cirúrgico do São Vicente Cidade dos Lagos. Os profissionais do São Vicente acumulam experiências bem-sucedidas com este método inovador, com quatro cirurgias realizadas anteriormente.

O robô Da Vinci instalado no São Vicente Cidade dos Lagos é um dos poucos existentes no Paraná, o que credencia, ainda mais, o hospital de Guarapuava como um centro avançado na prevenção e tratamento de doenças, principalmente do câncer.

Para fazer as operações, o médico fica num console, sem contato direto com o paciente, acionando os braços mecânicos do Da Vinci com pedais e “joystick” (semelhante a um videogame). Na ponta dos braços do robô, são colocadas pinças e câmeras de alta resolução, que permitem movimentos mais precisos que as mãos humanas (giro de 360°, por exemplo) e imagens tridimensionais para visualização exata das intervenções que estão sendo feitas.

Com isso, o médico consegue retirar o tumor sem afetar tecidos saudáveis, com corte mínimo (até 3 centímetros), assegurando melhores resultados e recuperação mais rápida do paciente.

Diferentes municípios

Nesta fase, os pacientes são três homens e duas mulheres.

Na sexta-feira, será operado um senhor de 56 anos, de Rio Bonito do Iguaçu, com hérnia inguinal; e uma senhora de

74 anos, de Guarapuava, com pancreatectomoandistal.

No sábado, um senhor de 69 anos, de Manoel Ribas, com hérnia inguinal; e uma senhora de 65 anos, de Santa Maria do Oeste, com pancrectectomia distal.

No domingo, a cirurgia robótica será com um senhor de 70 anos, de Guarapuava, com gastrectomia total.

Com informações da Ascom