Covid-19: Pessoas acima de 18 anos já podem tomar a vacina bivalente

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos. A recomendação tem o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal no Brasil. Cerca de 97 milhões de pessoas podem procurar as unidades de saúde nesta etapa, que faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação.

A orientação vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose. Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, também pode procurar as unidades de saúde.

“Eu quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação. É um movimento do Ministério da Saúde, dos Estados, dos municípios e toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas. É uma missão de todos nós”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Guarapuava, Marlene Terezinha Borecki, o município tem doses disponíveis para este novo público e todas as pessoas já podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para se imunizar.

“De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, que contempla todas as pessoas acima de 18 anos para receber as doses da vacina bivalente contra a Covid-19, nós aqui em Guarapuava, informamos que já estamos aplicando as vacinas para este público em todas as nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

A partir de agora, as pessoas podem procurar o imunizante. Há muitas vacinas que precisam ser utilizadas o quanto antes, para que não expire o prazo de validade. Por isso, eu peço para que todos procurem as Unidades e se imunizem”, pontuou Marlene.

Até esta segunda-feira (24), mais de 11600 pessoas dos grupos prioritários haviam sido vacinadas com as doses bivalentes em Guarapuava. O estoque, até o momento, conforme ressalta Marlene, é de cerca de seis mil doses do imunizante.

“Temos um estoque significativo, algo em torno de seis mil doses, e estamos prontos para atender à população de Guarapuava”, concluiu a enfermeira.

Deixe um comentário