Covid-19: Guarapuava registra menor índice de transmissão no ano

Nesta terça-feira (09), de acordo com dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cidade apresentou o menor índice de transmissão do novo coronavírus do ano. A taxa ‘RT’ ficou em 0.29. Isso significa que, até o momento, a velocidade de contágio tem desacelerado nas últimas semanas. Um dos motivos apontados é o avanço da vacinação. 

Com a taxa de transmissão, é possível estimar como a doença se espalha entre a população. O cálculo é feito a partir da média dos últimos sete dias, levando em conta as novas infecções no intervalo de uma semana. Esse número é dinâmico, podendo sofrer alterações.

O “RT”, o Índice de Retransmissão ou ritmo de contágio, mostra para quantas pessoas 1 paciente infectado consegue transmitir o novo coronavírus, e dá uma estimativa de como a doença se espalha entre a população. Assim, quando esse número é menor ou igual a 1, observa-se a queda no número de casos.

Boletim Epidemiológico

O Boletim Epidemiológico desta terça-feira registrou 12 novos casos, totalizando 40 casos ativos na cidade. Guarapuava também não registrou novas mortes em função da Covid-19 nos últimos 13 dias.

Guarapuava Imunizada

Nesta terça, foram aplicadas 1.547 doses (número que inclui doses únicas, primeiras, segundas e terceiras doses). Assim, 79,64% da população recebeu ao menos a primeira dose. Amanhã a aplicação segue nas Unidades Básicas de Saúde, conforme calendário divulgado pela campanha.

Deixe um comentário

Dengue: Paraná registra mais seis óbitos e 5.181 novos casos

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 99.585 notificações, 25.231 diagnósticos confirmados e 19 mortes

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (01) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados 5.181 novos casos da doença e seis óbitos.

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 99.585 notificações, 25.231 diagnósticos confirmados e 19 mortes.

Os novos óbitos registrados ocorreram entre janeiro e março. São cinco mulheres e um homem, com idades entre 29 e 92 anos, sendo que apenas um dos pacientes, uma mulher de 29 anos, não apresentava comorbidades.

Os pacientes residiam nos municípios de Nova Londrina e Querência do Norte (14ª Regional de Saúde de Paranavaí), Arapongas (16ª RS Apucarana), Porecatu e Florestópolis (17ª RS de Londrina) e Ribeirão do Pinhal (18ª RS de Cornélio Procópio).

No total, 392 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 327 possuem casos confirmados.

As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (6.375); 17ª RS de Londrina (5.634); 15ª RS Maringá (2.707); 12ª RS de Umuarama (2.002) e 19ª RS Jacarezinho (1.386).

Outras Arboviroses – A publicação traz ainda dados sobre Chikungunya e Zika, doenças que também têm como vetor o mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 1.085 casos de Chikungunya, com um total de 2.879 notificações da doença no Estado. Quanto ao Zika Vírus, até o momento foram registradas 32 notificações, sem casos confirmados.

Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.