Covid-19: Escola de Enfermagem da Unicentro recebeu vacinas bivalentes

As doses da vacina bivalente contra a Covid-19 já estão disponíveis na Unidade Escola de Enfermagem da Unicentro.

“Em especial”, explicou a professora Alexandra Madureira, coordenadora da sala de vacinação, “nós estamos vacinando as pessoas com sessenta anos ou mais, os trabalhadores da saúde e os trabalhadores do sistema prisional”.

Porém, para além desses grupos, que são atendidos pela universidade, outros já têm a liberação para receber o imunizante nos postos de saúde.

“As pessoas gestantes e puérperas; pessoas vivendo em instituição de longa permanência, a partir de doze anos de idade; pessoas com deficiência permanente, também a partir dos doze anos de idade; pessoas imunocomprometidas, também a partir de doze anos; e comunidades quilombolas”, complementou a docente.

Para receber a dose bivalente, é necessário que a pessoa já tenha tomado, pelo menos, duas doses da vacina contra a Covid-19, independente do fabricante, e que a última dose tenha sido aplicada há, pelo menos, quatro meses.

“Essa vacina bivalente é importante porque ela complementa o esquema vacinal. Então, ela vem com as variantes da omicron- que é uma das variantes do coronavírus – e faz com que as pessoas tenham essa proteção ampliada”, explicou Alexandra.

Além da vacina bivalente, a Unidade Escola de Enfermagem segue disponibilizando doses da versão monovalente do imunizante. Afinal esse tipo de vacina, reforçou a professora Alexandra, segue sendo efetivo na prevenção da Covid-19 e a opção preferencial para quem ainda não tomou as does iniciais da proteção. “As duas vacinas, tanto a monovalente quanto a bivalente, elas estão sendo administradas e são da mesma forma importantes”.

A Unidade Escola de Enfermagem oferece o serviço de vacinação toda quarta e quinta-feira, entre 17h e 19h30. Porém, os atendimentos são exclusivos para quem tem mais de 18 anos, já que o horário especial de funcionamento é para facilitar a imunização de quem trabalha e estuda o dia todo.

Os interessados podem ir diretamente a Sala de Vacinação, que fica no Câmpus Cedeteg, ou agendar a aplicação das vacinas pelo telefone 3629-8187, que também é whatzapp. “Nós atendemos toda a população adulta para receber a vacina bivalente e as demais vacinas que nós temos no calendário”, finaliza Alexandra.

Deixe um comentário

Guarapuava recebe o primeiro encontro internacional de Harley-Davidson

Mais de 100 pessoas do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina e Bolívia marcaram presença no evento

O Primeiro Encontro Internacional de Harley-Davidson, realizado de sexta a domingo (28 a 30), movimentou o final de semana em Guarapuava, com a participação de motociclistas e turistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Participantes do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, e diversas regiões do Brasil, incluindo o Paraná, São Paulo e Mato Grosso, se reuniram na cidade para celebrar a paixão pelas icônicas motocicletas da Harley-Davidson, promovendo uma verdadeira troca cultural e de experiências entre os presentes.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos. O secretário, Álvaro Grummt ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo local.

“Guarapuava se apresenta hoje ao mundo com uma grande oportunidade de crescimento no turismo. Receber visitantes de tantos lugares diferentes mostra que nossa cidade está no caminho certo para se tornar um polo turístico da região”, declarou o secretário.

Durante o evento, as ruas se encheram de motocicletas, e os participantes aproveitaram a oportunidade para explorar os encantos de Guarapuava e conhecer melhor sua cultura e hospitalidade.

“É uma enorme satisfação ver nossa cidade sendo palco de um evento tão grandioso. Guarapuava tem muito a oferecer, e estamos muito felizes em poder mostrar isso para os visitantes”, afirmou o presidente do Moto Club Lobo Bravo MC e organizador do evento, João Lucas Zanette.