Considerando as novas variantes do vírus da Covid-19 e para evitar uma nova onda de casos e mortalidades provocados pelo agravamento da doença, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberou a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (27) em todo o país.
A Prefeitura de Prefeitura, neste primeiro momento (FASE 1), irá disponibilizar 2.892 mil doses destinadas às pessoas com maior risco de formas graves de Covid-19 como: Pessoas com 70 anos ou mais, imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade (com comprovação da sua situação de saúde), integrantes de Comunidades Quilombolas e pessoas vivendo em instituições de longa permanência para idosos (ILPI).
“Estamos vivendo um momento de baixas coberturas vacinais, ou seja, a população não está se conscientizando em relação a importância de manter as vacinas em dia. É fundamental retomar a rotina de vacinação para evitarmos epidemias de doenças, inclusive, já controladas”, explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki.
A enfermeira explicou, ainda, que o público que não está contemplado nos grupos prioritários segue recebendo a vacina monovalente conforme já instituído anteriormente.
“Inclusive, na segunda-feira (27), vamos descentralizar para algumas unidades de saúde a vacina Pfizer Baby para que os guarapuavanos de 06 meses a 04 anos 11 meses e 29 dias sejam imunizados e protegidos das manifestações graves do covid”, enfatizou.
A vacina Bivalente protege contra a variante original do vírus e cepas que surgiram posteriormente, como a Ômicron e suas subvariantes. No entanto, para receber a dose do novo imunizante é necessário que o paciente já tenha recebido pelo menos 2 doses de vacina contra a Covid-19 – independente do fabricante (CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Jansen) e que a última dose tenha sido realizada há 4 meses ou mais.
“Reforçamos que Guarapuava já imunizou mais de 95% do seu público alvo com pelo menos 1 dose de vacina contra a covid. Em virtude destes números, observamos que a situação do Covid tem se mantido estável, com baixo número de casos, internações e óbitos e a vacina da Pfizer Bivalente estará proporcionando maior segurança e proteção à população mais vulnerável do município”, salientou Marlene.
As doses são limitadas e a vacinação terá início a partir das 13h desta segunda-feira (27), indo até às 17h. O morador deve comparecer no local de aplicação com os seguintes documentos necessários: Documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS, Carteirinha de Vacinação, e no caso de pacientes imunocomprometidos, comprovarem a sua situação de saúde.
Locais de aplicação
As doses do imunizante serão aplicadas nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS’s):
-Bonsucesso;
-Boqueirão;
-Cisgap;
-Guará;
-Entre Rios;
-Morro Alto;
-Palmeirinha;
-Santa Cruz;
-Santana;
-Vila Bela;
-Vila Carli;
-Xarquinho I.
Na outra semana, seguindo o calendário do Ministério da Saúde, outros grupos serão contemplados