Coronavírus: Unicentro realiza mais de 130 mil atendimentos

A Unicentro, desde o início da pandemia, tem atuado de forma efetiva nas ações de enfrentamento, combate e prevenção às Covid-19. Esse cuidado da universidade com a população é expresso, por exemplo, por meio de projetos extensionistas como o intitulado “Ação de extensão de prevenção ao novo coronavírus”.

O trabalho é desenvolvido em parceria com a secretaria municipal de Saúde de Guarapuava e com a 5ª Regional de Saúde do estado e tem como objetivo ajudar na contenção do avanço da doença nos municípios da região centro-sul do Paraná.

“Como objetivos específicos”, explicou a coordenadora das atividades, professora Alexandra Bittencourt, do Departamento de Enfermagem, “auxiliar os municípios da 5ª Regional de Saúde que apresentarem casos positivos de Covid-19 a realizar a triagem da população e orientar o isolamento dos casos suspeitos.

Também como objetivo específico, realizar a orientação da população de como se proteger da Ccovid-19 e orientar quanto aos possíveis casos suspeitos conforme a gravidade e a presença de pessoas em situação de risco e, também, promover o tratamento e acompanhamento de casos leves em pessoas em situação de risco ou não, e encaminhar os casos graves para tratamento hospitalar”.

O projeto teve início em abril de 2020 com a participação de uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais e docentes de diversas áreas da universidade.

“Durante todos os meses do projeto, de abril até final de dezembro, nós tivemos quatro docentes ligados ao call center e à plataforma virtual do Estado, tivemos 12 alunos dos cursos da Saúde também ligados ao call center do município e à plataforma virtual do Estado. Passaram pelo projeto 19 enfermeiros, 18 técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos, três fisioterapeutas, duas nutricionistas e duas psicólogas”, detalhou.

De acordo com a professora Alexandra, desde o início do projeto foram realizados mais de 130 mil atendimentos, distribuídos entre os 12 municípios da 5ª Regional de Saúde – Guarapuava, Cantagalo, Laranjeiras do Sul, Pinhão, Palmital, Laranjal, Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Foz do Jordão, Pitanga, Prudentópolis e Porto Barreiro. Os atendimentos eram voltados, principalmente, aos pacientes suspeitos ou já diagnosticados com Covid-19.

“Entre as ações, destacamos os atendimentos via call center e plataforma do Estado. Nós tivemos profissionais – enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e psicólogos – trabalhando diretamente com o usuário através do atendimento em Unidades Básicas de Saúde tanto de Guarapuava quanto de outros municípios e também hospitais.

Então, a importância desse trabalho para a comunidade foi propiciar que esses municípios recebessem profissionais para atuar diretamente em combate ao novo coronavírus”, finalizou Alexandra.

Deixe um comentário