Começa a programação da campanha de prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama
Durante todo o mês de outubro, diversas ações são realizadas visando o bem estar e a saúde da população de Guarapuava
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou a programação de ações para a Campanha Outubro Rosa, com o tema “Saúde da Mulher: Desafios e perspectivas para o controle do câncer”. O Outubro Rosa é um movimento internacional que tem como objetivo conscientizar e alertar mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A campanha conta com a realização de exames clínicos, palestras e entrega de material educativo para a população. Durante todo o mês de Outubro será realizada diversas ações sobre a importância do rastreamento do câncer de colo e de mama na Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste), nos campus CEDETEG e Santa Cruz e nas Unidades de Saúde.
A Secretaria de Saúde também irá realizar palestras, por meio do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher e da Crianças, em parceria com empresas locais.
“Em Guarapuava, quando se fala em prevenção do câncer de mama, nós temos o ‘Guarapuava Rosa de Janeiro a Janeiro’, que é uma estratégia do município para que as mulheres realizem o exame preventivo de colo de útero e o exame de mama o ano todo, em qualquer unidade da saúde, durante o ano todo.
E a campanha do Outubro Rosa vem contribuir com esse projeto, pois sabemos que neste mês as mulheres já têm o hábito de agendar o seu exame. Então, é extremamente importante a participação das guarapuavanas para que possamos combater essa doença e promover mais qualidade de vida para todas”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Neste ano, o projeto Conexão Rosa, que age em parceria com a Secretaria de Saúde, chega a sua 6ª edição e visa arrecadar fundos a serem destinados às entidades de combate ao câncer. O valor integral obtido através de arrecadações e doações de pessoas físicas e de empresas é destinado à ACPAC (Associação Casa de Passagem e Apoio à Pessoa com Câncer de Guarapuava).
“É importante que as mulheres procurem as unidades, coloquem a saúde em dia, e deem importância à prevenção. Só assim vamos vencer o câncer de mama e de colo de útero”, comentou a diretora do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, Sueli Terezinha Martins Ribeiro.
Neste ano, a programação teve início no dia 02 de outubro e segue até o dia 31 de outubro. Confira a programação completa:
17/10 – Conexão Rosa (Ações voltadas ao público atendido pelo projeto);
18/10 – 16º BPM – Café com palestra sobre o Outubro Rosa 16º BPM, para equipe interna;
- Conexão Rosa (Ações voltadas ao público atendido pelo projeto);
19/10 – DIA D – Secretaria Municipal de Saúde – coleta em todas as Unidades Básicas de Saúde;
- Campo Real – Coleta de exames preventivos na RealClin
- Conexão Rosa
20/10 – Conexão Rosa – (Ações voltadas ao público atendido pelo projeto);
21/10 – 08h às 11h – CEDETEG – Realização de exame clínico das mamas e realização de preventivo de câncer de colo do útero na Unidade Escola de Enfermagem;
22/10 – 19h – CAD/SMS – Panfletagem no Jogo do CAD;
23/10 – 14h às 17h – CEDETEG – Realização de exame clínico das mamas e realização de preventivo de câncer de colo do útero na Unidade Escola de Enfermagem;
25/10 – 18h – Paróquia Divino Espírito Santo – 1º Encontro de Mulheres Devotas do Divino e Soroptimistas;
26/10 – Campo Real – Coletas de exames preventivos na RealClin;
28/10 – 08h às 11h – CEDETEG – Realização de exame clínico das mamas e realização de preventivo de câncer de colo do útero na Unidade Escola de Enfermagem;
30/10 – 14h às 17h – CEDETEG – Realização de exame clínico das mamas e realização de preventivo de câncer de colo do útero na Unidade Escola de Enfermagem;