Cleber Ferreira volta às escolas com o projeto ‘Viva a Vida’

Com o objetivo de ajudar a prevenir o suicídio entre os jovens, o psiquiatra de Guarapuava José Cleber Ferreira retoma as palestras na rede estadual de ensino a partir da primeira semana de março. Os colégios estaduais Cristo Rei e Dom Pedro I serão os primeiros da agenda de 2020 do projeto 'Viva a Vida', desenvolvido de forma voluntária por meio de explanações sobre depressão, suicídio, como identifica-los e preveni-los.

Segundo o médico, consagrada com absoluto sucesso em 2019, a iniciativa realizou 30 palestras para um público de, aproximadamente, 4.000 pessoas e evidenciou a carência de esclarecimentos sobre o assunto. “A avaliação é muito boa e ao mesmo tempo surpreendente por vermos o quanto os jovens estão sedentos por informações, o quanto eles querem ajudar seus colegas e precisam saber como fazer isso. Então tem sido muito gratificante poder ajudar neste sentido”, destacou Cleber.

Conforme explicou, a ideia é que por meio das informações, obtidas nas palestras, os adolescentes possam identificar colegas com mudanças de comportamento e orientar pela busca a profissionais especializados. Então, em casos de quadro depressivo este poderá ser devidamente tratado. “Nós sabemos que de cada seis pessoas com depressão uma comete suicídio, então se tratarmos a depressão diminuímos este risco”, explicou o médico.

De acordo com o especialista, a melhor ferramenta de prevenção ao suicídio é a informação e, cada vez mais, a saúde mental tem sido imprescindível para o desenvolvimento dos jovens tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Deixe um comentário

Unicentro realiza testagem gratuita de HIV, sífilis e hepatites

Na próxima quarta-feira (23), o projeto de extensão ATIVAProsseg (Atividade Extensionista Promoção da Saúde Sexual e Gênero) da Unicentro promove um dia de testagens rápidas para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C.

A ação é aberta a toda comunidade acadêmica e será realizada no Câmpus Santa Cruz, sem necessidade de agendamento. O atendimento será realizado na Sala de Eventos, no Câmpus Santa Cruz, em dois períodos: das 8h30 às 11h30 e das 15h às 20h30.

Vinculado ao Departamento de Enfermagem da Unicentro, o projeto tem como objetivo promover ações de prevenção, cuidado e conscientização em saúde sexual e de gênero.