A UniGuairacá promove o dia D da campanha Novembro Vermelho. No dia 19, sábado, na praça 9 de Dezembro, das 8h às 14h, acadêmicos, profissionais e agentes de saúde bucal do município estarão fazendo orientações e avaliações na população.
O mês de novembro é dedicado em trazer a conscientização e prevenção ao câncer bucal. Conforme dados de 2020 do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos da doença é de 15.190, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres. Já os números de mortes, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer (SIM), são 6.192, sendo 4.767 homens e 1.424 mulheres.
Conforme a professora Ana Paula Traiano, as pessoas que passarem pela praça no sábado, realizarem a avaliação e apresentarem algum sintoma, receberão um contato da assistente social para fazer o devido encaminhamento.
“Estaremos na praça explicando para a população em geral sobre a campanha do Novembro Vermelho e a importância de estar atento aos sintomas do câncer bucal. Estaremos passando orientações sobre como fazer o autoexame e os cuidados necessários. Se algum deles apresentar alguma lesão que perdura por mais de 15 dias, vamos dar as orientações e fazer o encaminhamento correto desse paciente”.
Serviço:
Para realizar uma avaliação e receber mais informações sobre os devidos cuidados com a saúde bucal, basta passar pela praça 9 de Dezembro no sábado, dia 19 de novembro, e procurar o estande da UniGuairacá. Vale ressaltar que os atendimentos estarão ocorrendo das 8h às 14h de forma gratuita