CDI do Hospital São Vicente abriga mutirões de ultrassom, mamografia e ressonância magnética

Pacientes de municípios da Região de Guarapuava e de outras Regionais são atendidos na Unidade Cidade dos Lagos

O Hospital São Vicente de Paulo de Guarapuava é uma das referências no Paraná em diagnóstico por imagens, com equipamentos de última geração que auxiliam a descobrir doenças no início, num estágio decisivo para o tratamento e aumento na possibilidade de cura.

Agora, em fevereiro e março, mulheres de dois municípios paranaenses, além de Guarapuava, estão sendo beneficiadas com mutirões de ultrassonografia e mamografia de mama e, também, de ressonância magnética para pacientes em geral.

No último sábado (22), foi iniciada uma programação, que se estenderá por todo o mês de março, com 200 exames de ultrassonografia (ou ecografia) de mama, atendendo mulheres de Guarapuava e região. De mamografia, o mutirão está fechando fevereiro com 160 exames extras, além das consultas de rotina, a maior parte do município de Prudentópolis, no centro-sul do estado.

O São Vicente, unidade situada na Cidade dos Lagos, também abriu suas portas para o município de Jardim Alegre, pertencente à Regional de Ivaiporã (Vale do Ivaí), com 52 vagas para ressonância magnética.

Equipamentos

A procura pelo São Vicente Cidade dos Lagos por municípios de outras regiões ocorre porque o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) é um dos mais equipados do interior do Paraná, oferecendo assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O ultrassom (com aparelho da marca Aplio 300) oferece análise da mama em tempo real e com mais profundidade, para diagnóstico precoce de tumores benignos ou malignos, o que faz muita diferença no tratamento da doença.

A mamografia – para exame de rotina, preventivo principalmente para mulheres acima dos 50 anos ou para biopsia em casos de suspeita de câncer – é realizada no Selenia Dimensions, aparelho de ponta com imagens de alta resolução e resultados em menos de 10 segundos de compressão da mama.

Em casos de cirurgia, o mamógrafo Selenia é utilizado para aferir o ponto exato do tumor. Por meio de um processo denominado agulhamento, é introduzida uma guia que possibilita o médico realizar uma intervenção minimamente invasiva, protegendo tecidos saudáveis da paciente, e recuperação mais rápida.

Para ressonância magnética, o São Vicente Cidade dos Lagos conta com o SIGNA Explorer 1.5T, também entre os mais modernos do Paraná. Além da qualidade de imagem, o sistema tem elevado rendimento e mais conforto para os pacientes, com redução dos níveis de ruídos e sem necessidade de radiação.

O CDI do São Vicente Cidade dos Lagos está equipado com o PET CT Discovery MI, também conhecido por PET-SCAN, com uma das tecnologias digitais mais avançadas do mundo, eficiente para detectar cânceres, doenças da cabeça ou do coração.

O Centro de Imagem se completa com equipamentos de raio-x, cintilografia (usado na medicina nuclear. revela alterações fisiológicas e metabólicas) e tomografia (de alta precisão).

Com informações da Ascom

Deixe um comentário