A Radioterapia do Cancer Center São Vicente recebeu, nessa quarta-feira (14), a primeira paciente que terá o seu tratamento radioterápico realizado na unidade.
A primeira etapa do tratamento consiste na consulta, que foi realizada pela médica radio-oncologista Talita Scarpari. Em seguida, a paciente passará pela tomografia de simulação e o planejamento radioterápico será elaborado,para então iniciar o tratamento.
Os atendimentos neste primeiro mês serão limitados para que a equipe possa alinhar o que for necessário no fluxo do serviço. A agenda para demanda espontânea estará disponível na segunda quinzena de janeiro para os municípios credenciados, que atualmente são: Guarapuava, Campina do Simão, Goioxim, Pinhão, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Turvo, Pitanga, Boa Ventura de São Roque e Palmital.
E para os próximos meses o Cancer Center já se prepara para receber o restante dos municípios integrantes da 5ª Regional de Saúde: Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Cantagalo, Marquinho, Laranjal, Nova Laranjeiras, Foz do Jordão, Porto Barreiro, Candói e Virmond. Assim, completando os 20 municípios ,total da composição da regional, com cerca de 500 mil habitantes.
Entretanto, pacientes de Guarapuava e região que já iniciaram seu tratamento não poderão transferi-lo para o São Vicente. Serão encaminhados ao Hospital apenas aqueles que iniciarão a radioterapia do princípio a partir de janeiro.
A unidade do Hospital São Vicente da Cidade dos Lagos possui um equipamento de radioterapia de alta tecnologia. O Clinac Trilogy é oriundo de um recurso de um programa Federal e recebeu recentemente um Upgrade com recursos da câmara e prefeitura municipal de Guarapuava para otimização no processo do tratamento radioterápico. Com ele, será possível realizar tratamentos com menor número de frações, chamados tratamentos hipofracionados. Entre eles, a radiocirurgia, que consiste em entregar altas doses na lesão, em até 5 frações, com baixas doses em órgãos sadios.