A UniGuairacá lançou, oficialmente, a campanha Novembro Vermelho deste ano. O lançamento foi feito durante uma live em parceria com a Secretaria da Saúde do Paraná. Clique aqui e assista. (https://www.youtube.com/watch?v=UvdstBh5nV8) Na ocasião, o Coordenador Nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, Wellington Carvalho, ministrou palestra com o tema ‘Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal para prevenção e controle do câncer de boca’.
Novembro é o mês destinado à conscientização da importância de prevenir e combater precocemente o câncer bucal. O diagnóstico tardio pode resultar em prognóstico desfavorável, visto que, em estágio avançado, quando não leva a óbito, provoca mutilações e deformidades no indivíduo.
Essa é uma iniciativa do Colegiado de Odontologia da UniGuairacá, e que acabou ganhando o apoio do Governo do Estado do Paraná (Lei 19868/2019). A proposta está em sintonia com a Organização Mundial da Saúde (OMS) que estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em cerca de 25% até 2025.
Por meio de diversas ações ao longo do mês, a instituição visa proporcionar educação em saúde para maior conhecimento sobre o câncer bucal. Visa, também, oferecer atendimento multidisciplinar para melhora da qualidade de vida da população, além de estimular acadêmicos envolvidos no projeto para uma busca constante por aperfeiçoamento.
Câncer Bucal – O câncer de boca representa um problema de saúde pública devido aos diagnósticos tardios e as taxas de morbimortalidade. No Brasil, a incidência de câncer bucal é considerada uma das mais altas do mundo, estando entre os seis tipos de câncer mais comuns que acometem o sexo masculino e entre os oito mais recorrentes no sexo feminino. Pode ser considerado o câncer mais comum da região de cabeça e pescoço, excluindo-se o câncer de pele.
Clique aqui e confira a programação, clique aAQUI.