Atchin! Para ter saúde, o bom é prevenir

Foto: divulgação

Os professores das redes públicas e privadas de ensino  se mantém  como grupos que têm direito as doses da vacina

 

Basta a temperatura  mudar , os espirros começarem e os  comentários surgirem é gripe. As baixas temperaturas são propícias para doenças respiratórias, principalmente porque na maioria do tempo,  as pessoas ficam em locais fechados  e podem facilmente transmitir o temido vírus que é  capaz de deixar qualquer pessoa de cama por dias. Mas para evitar esse tipo de situação o Ministério da Saúde desenvolve desde 1999  a campanha de vacinação contra a gripe comum, que objetiva diminuir os casos nesta época tão propícia do ano, quando o frio chega.

Chayane Andrade é diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Guarapuava

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza inicia no dia 23 de abril e vai até o dia 1° de Junho, além do dia 12 de maio que será o Dia D da Campanha com o atendimento intensivo. Segundo a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Guarapuava, Chayane Andrade, todas as Unidades Básicas de Saúde terão doses para atender o público. Funcionará em todas as unidades de saúde, exceto nas Urgências Municipais, UPA Batel, Urgência Trianon e na Unidade 24 horas do bairro Primavera, fora do horário que seja de funcionamento da unidade básica, no restante todas as unidades estarão abertas disponíveis com a vacina.

A diretora ressalta a importância de estar imunizado contra o vírus. A importância é principalmente agora neste período que é o pré- sazonalidade da patologia, a pessoa recebe a vacina e  tem o período para o organismo adquirir a imunidade.

Devido as mutações que o vírus sofre em diversas partes do mundo, todos os anos novos subtipos do vírus da gripe são incluídos como agentes imunizantes ,  como explica Chayane. A vacina tem três componentes que são, o H1N1, H3N2, e o Influenza B, então que previnem contra esses três subtipos de gripe e que de dentro deste grupo, dois são letais, o H1N1 e o H3N2 que podem dependendo do caso levar á óbito.

 Quanto mais pessoas estiverem vacinadas dentro desses grupos , menos risco de se ter  da contaminação pela doença e ela proliferar, diz Chayane

Conheça os grupos que podem receber a vacina nos postos de saúde

  • Indivíduos acima de 60 anos
  • Crianças de 6 meses até 5 anos
  • Gestantes
  • Puérperas até 45 dias após o parto
  • Trabalhadores do segmento de saúde
  • Povos indígenas
  • Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
  • Professores das escolas públicas e privadas.