Em pouco mais de um ano, mais de 600 pessoas já foram atendidas, gratuitamente, no Ambulatório do Departamento de Medicina da Unicentro. As consultas e os acompanhamentos, nas mais diversas áreas, são realizados no moderno Centro de Simulação, situado no Câmpus Cedeteg, em Guarapuava.
A iniciativa surgiu como forma de unir a necessidade dos acadêmicos de praticar o conteúdo aprendido em sala de aula e o caráter extensionista da universidade, ampliando os serviços prestados à comunidade.
“Dos mais de mil pacientes que foram agendados, mais ou menos 600 pacientes já foram atendidos. A gente está aberto para atendimento da população de Guarapuava toda. O primeiro objetivo é atender o paciente, em consequência ensinar o aluno. Então, é a assistência e ensino”, detalhou o chefe do Departamento de Medicina, professor David Livingstone Alves Figueiredo.
Os atendimentos são agendados pelas Unidades Básica de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para o sistema público de saúde. Entre as especialidades atendidas estão cardiologia, dermatologia, pediatria, neuropediatria, neurologia, ginecologia, gastroenterologia, reumatologia, ortopedia, urologia, psiquiatria e hepatites. Além de cirurgia geral, pediátrica, vascular e de cabeça e pescoço.
Uma das características principais do projeto é que os atendimentos são conduzidos por acadêmicos do 3º ao 5º do curso de Medicina da Unicentro. Para o chefe do Demed, os profissionais em formação têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante os anos de estudo e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades humanistas, que são essenciais para a profissão médica.
”Esses atendimentos são realizados pelos alunos de internato, alunos também do terceiro e quarto ano e uma ênfase maior no quinto ano, sob supervisão docente. Para os acadêmicos é espetacular. Eles estão atendendo aqui dentro da Unicentro, com supervisão docente, então é um aprendizado de qualidade, não é aquele volume de serviço, correria, mas é um ambulatório acadêmico”, contou.
Inicialmente, o serviço estava aberto apenas aos membros da comunidade universitária e, logo em seguida, se tornou uma unidade cadastrada pela Prefeitura de Guarapuava, possibilitando um alcance ainda maior.
Nos próximos meses, a expectativa é crescer ainda mais. “A proposta é a gente dar atendimento a toda a 5ª Regional de Saúde, com volume maior, especialmente quando a clínica nova for inaugurada lá na Cidade dos Lagos”, concluiu David.