Abril é o mês de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

O mês de abril é marcado pela realização de atividades de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em todo o País, por meio do Abril Verde.

Por isso, a Prefeitura de Guarapuava, por meio do Departamento de Recursos Humanos e da Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho (DSMT), se une a essa Campanha para reforçar o compromisso com a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

“Através da DSMT, entre outras atividades que promovemos durante o ano todo, busca-se garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, prevenir acidentes e doenças ocupacionais e promover a saúde e bem-estar conforme dispõe a Lei Municipal nº 2391/20215. A segurança e a saúde no trabalho são responsabilidade de todos”, pontuou a diretora do departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Guarapuava, Helisoéllen Maria Pugsley.

A campanha

A Campanha surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril. Assim, visa garantir mais segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os brasileiros.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), anualmente, quase 2 milhões de pessoas morrem a cada ano de causas relacionadas ao trabalho. Além de, mais de 270 milhões de acidentes e mais de 160 milhões de doenças ocupacionais.

E, para mudar esse cenário, durante o Abril Verde, são promovidas  ações para disseminar informações sobre a segurança do trabalho, prevenção de acidentes, leis trabalhistas e outros assuntos relacionados.

Em Guarapuava, o município conta com a LEI Nº 2391/2015, que dispõe sobre o Abril Verde, o qual tem como intuito orientar os trabalhadores sobre prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.

Deixe um comentário

Parceria entre Unicentro e prefeitura lança Hospital Escola Bloco Didático

A unidade, que está sendo construída na Cidade dos Lagos, será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina

Dois marcos significativos para o desenvolvimento de Guarapuava foram lançados nesta semana: a construção da Clínica Escola de Saúde e a edição 2025 do Paraná Faz Ciência, maior evento de popularização científica do estado.

O Hospital Escola Bloco Didático, que está sendo construído na Cidade dos Lagos, é fruto de uma parceria entre a Unicentro e a Prefeitura de Guarapuava. A unidade será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina, além de oferecer atendimento gratuito à população, ampliando o acesso à saúde e fortalecendo a qualidade da formação médica na região.

“Nossa gestão sempre estará de portas abertas para fortalecer as relações com as universidades. A Clínica Escola será um marco para Guarapuava, garantindo mais acesso à saúde e formando médicos mais capacitados”, destacou o prefeito Denilson Baitala durante o evento.

Já o Paraná Faz Ciência 2025 será realizado em Guarapuava entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, no Centro de Eventos da Cidade dos Lagos. A expectativa é de reunir cerca de 30 mil participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

“É um orgulho para Guarapuava sediar o Paraná Faz Ciência. Durante uma semana, estaremos respirando ciência, tecnologia e inovação. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estará de portas abertas para apoiar todo esse movimento que, com certeza, trará muito desenvolvimento para o nosso município”, afirmou a secretária Ana Cláudia de Andrade.

O Paraná Faz Ciência tem como missão aproximar a ciência da população, promovendo o interesse pela pesquisa e valorizando a educação científica. Guarapuava, com sua crescente infraestrutura educacional e tecnológica, consolida-se cada vez mais como um polo de inovação e conhecimento no estado.