Primeira Feira Solidária de 2025 é realizada no Residencial 2000

Projeto da Prefeitura de Guarapuava ocorre duas vezes por semana e beneficia mais de três mil famílias

A primeira Feira Solidária de 2025 foi realizada no Residencial 2000. A Feira é uma iniciativa da Prefeitura de Guarapuava, realizada por meio das Secretarias de Agricultura, Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) e Meio Ambiente (Semag), em parceria com a Central de Associações Rurais de Guarapuava (Carmug). O projeto visa promover a sustentabilidade e o acesso a alimentos frescos para a comunidade local.

A proposta da ação é que os moradores do bairro onde a Feira é realizada entreguem materiais recicláveis, que são recolhidos e descartados de forma ambientalmente correta. Em troca, recebem uma variedade de alimentos frescos, diretamente dos produtores locais. Entre os mais de 20 itens disponíveis estão feijão, frango, queijo, ovos, alface, repolho, entre outros produtos.

“A Feira Solidária, que faz a troca de materiais recicláveis por alimentos, é importante para toda a comunidade. A população pode ter certeza que esse projeto será ampliado. Já conversei com a equipe da Carmug para, a medida do possível, aumentarmos a produção dos pequenos produtores rurais, para beneficiar a população”, destacou o Prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala.

O coordenador da Feira Solidária, Luciano Werner, destaca que centenas de pessoas são auxiliadas pelo projeto. “A Feira Solidária envolve mais de 200 famílias de produtores familiares e ocorre em 13 bairros e distritos de Guarapuava, sendo realizada duas vezes por semana. Em geral, mais de três mil famílias são atendidas pelo projeto. No Residencial 2000, onde a Feira está sendo realizada hoje, são cerca de 400 famílias beneficiadas”, disse Werner.

As três Secretarias Municipais envolvidas na execução da Feira trabalham em conjunto para que o maior número de pessoas sejam beneficiadas. “A Secretaria de Agricultura participa da Feira com o apoio da Central de Associações Rurais de Guarapuava (Carmug), que faz toda a parte de captação dos alimentos com os produtores e organiza a distribuição para a população. A distribuição desses produtos alimentícios visa o benefício das famílias em situação de vulnerabilidade social que participam do projeto, assim como dos agricultores familiares que produzem os alimentos”, explicou o secretário de Agricultura, Celso Fernando Doliveira.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Francisca Alves, destacou que a colaboração da sua secretaria na Feira Solidária inclui uma contribuição financeira para a compra dos produtos alimentícios distribuídos às famílias, além da disponibilização de um profissional da área de assistência social para coordenar a organização do evento no dia da Feira.

A  Secretaria de Meio Ambiente participa do projeto Feira Solidária, sendo responsável pelo recolhimento e destinação correta do material reciclável, que é trocado por alimentos pelas famílias dos bairros atendidos pela feira. “ Para serem descartados da maneira correta, esses materiais são encaminhados para a Associação de Catadores de Papel de Guarapuava, que fazem a triagem desse material, são mais de 30 pessoas que geram renda por meio deste trabalho”, comentou a secretária de Meio Ambiente, Selba Peres Lopes.

Deixe um comentário