Na WinterShow, Ideathon do Sistema FAEP fomenta ideias sobre sucessão familiar
O Ideathon do Sistema FAEP chegou à sua quarta edição, no dia 2 de outubro, no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, promovendo o debate sobre “Sucessão Familiar”. O evento reuniu 49 estudantes de Ensino Médio, de duas instituições locais: Colégio Estadual Dom Pedro I e Colégio Imperatriz Leopoldina. A iniciativa ocorreu como parte da WinterShow, tradicional feira agropecuária de cereais de inverno promovida anualmente pela Cooperativa Agrária e pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa).
Os alunos foram divididos em 10 equipes, que foram apresentadas ao tema da maratona somente no dia do encontro. “Tivemos um engajamento interessante dos alunos em relação ao tema da sucessão. Foi uma oportunidade para promover uma integração de alunos de diferentes colégios da mesma localidade”, aponta Luiz Eliezer Ferreira, técnico do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP.
Os ideathons promovidos pelo Sistema FAEP têm a missão de impulsionar ideias de inovação pelo Paraná. Para isso, a equipe do Sistema FAEP fornece a estrutura de conexão à internet, equipamentos eletrônicos e alimentação, além de mentoria para o desenvolvimento das ideias. Os participantes são classificados previamente de acordo com suas habilidades e divididos em equipes complementares.
O Ideathon do Sistema FAEP é realizado em parceria com o Sebrae-PR e com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed). Já foram realizadas quatro edições. A primeira delas aconteceu no dia 27 de abril, no Colégio Agrícola da Lapa, Região Metropolitana de Curitiba. A segunda foi realizada em 8 de junho, em Campo Mourão, como parte da programação da Feira do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (Fati). A terceira, aconteceu como parte da programação da feira Inovação Agro, realizada nos dias 27 e 28 de agosto, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, com realização do Sindicato Rural de Guarapuava.
Exercício ao espírito de equipe
Vithória Raphaely Maieron, 16 anos, tem uma ligação direta com o campo, pois o avô possui uma propriedade rural. A estudante, integrante da equipe campeã do Ideathon, elogiou a organização do evento e a estrutura dedicada aos estudantes. “Durante o evento, fomos desenvolvendo os nossos trabalhos, sempre com ajuda dos instrutores”, detalha.
Integrante da equipe segundo lugar, Felipe Camargo de Lima, 16 anos, destaca o fato de que o evento proporcionou novas conexões. “O Ideathon é muito bom, gostei de ter participado porque além de ganhar os prêmios, tivemos uma experiência de conhecer e conviver com novas pessoas. Foi bom para desenvolver novos contatos. Sem contar que gostei do tema, envolvendo sucessão familiar”, avalia.
Já Murilo Artmann de Oliveira, que fez parte da equipe medalha de bronze, classificou o Ideathon como uma experiência única. “Além de o evento ter sido bem organizado, tivemos uma recepção maravilhosa, com todos dando suporte, ajudando e dando dicas. Conseguimos desenvolver uma ideia e tivemos um aprendizado sem igual. Foi o melhor evento de inovação que já fui”, celebra.
Conheça as equipes vencedoras
1º lugar
– Vithória Raphaely Maieron
– Julia Dias das Neves
– Josef Nicolas Neynek Kindreich
– Ana Clara Bagatin
– Gustavo Amaral Ramos
Resumo do projeto:
A equipe propôs a criação de um programa de aprendizagem voltado ao contato das crianças com as atividades agropecuárias. A ideia é proporcionar uma formação complementar, que envolva o desenvolvimento do amor pelo campo nos meninos e meninas desde a infância. As atividades incluiriam desde o cuidado com animais até o cultivo de plantas, incluindo ações comemorativas em datas especiais, como a decoração da abóboras no Halloween, cenouras na Páscoa, entre outros.
2º lugar
– Felipe Camargo de Lima
– Heloise Martins Lustosa Ribas
– Gabriele Bueno dos Santos
– Nathalia de Oliveira
– Rafaeli Toledo Tauffer
Resumo do projeto:
O grupo apresentou o conceito de uma plataforma voltada a cooperados, oferecendo uma assinatura às cooperativas. Esse aplicativo distribuiria uma série de materiais para os usuários, como vídeos e jogos para os adolescentes, simulando como seria se eles tivessem uma fazenda. Assim, enquanto se divertem com jogos e realidade virtual, estariam se preparando para eventualmente assumir a responsabilidade das atividades agropecuárias no futuro.
3º lugar
– David Lemes de Almeida
– Murilo Artmann de Oliveira
– Matheus Fernandes Godoi
– Oliver Ducat
– Rafaela Almeida Barreto
Resumo do projeto:
A ideia de negócio do grupo é a criação de um software de gestão e consultoria que seria apresentado ao herdeiro que está disposto a suceder a propriedade. A ferramenta seria voltada a produtores rurais. Mesmo se acontecesse o falecimento do chefe da propriedade, por exemplo, o software teria uma série de informações que possibilitariam o gerenciamento da fazenda. O programa também ajudaria com finanças e mostraria qual o melhor lugar para se comprar insumos.